Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 22/07/2022 às 14h51
PSC – O partido presidido no Estado por Alessandro (Xiru) Pedralli foi o primeiro a realizar convenção para escolha dos candidatos a cargos proporcionais (Câmara Federal e Assembleia Legislativa) em Rondônia. O deputado estadual Luizinho Goebel é um dos membros do partido, que já definiu apoio para a pré-candidatura do governador Marcos Rocha, que preside o União Brasil no Estado. Goebel é Líder do Governo na Ale-RO, está no quinto mandato e é pré-candidato a mais uma reeleição. O PSC não terá candidatos aos cargos majoritários (governador e senador), por isso a opção por firmar parceria com o União Brasil.
Cujuí – A decisão (sic) de o advogado e professor universitário, Vinícius Miguel (PSB) em não concorrer a governador da Frente Democrática (PT, PSB, PV. PCdoB, Psol, Rede, Solidariedade) poderá devolver ao petista Ramon Cujuí, que preside o partido em Porto Velho e concorreu a prefeito da capital em 2020, a vaga que era dele e foi entregue ao ex-governador, Daniel Pereira (SDD), na disputa pelo Senado. Cujuí não teve votação das mais expressivas nas eleições a prefeito de 2020, mas tem rejeição mínima e, pelo que tudo indica, seu nome deverá ser homologado para senador, como era seu desejo, desde as negociações iniciais dos partidos integrantes da FD.
Frente – A instabilidade para a consolidação da Frente Democrática ocorre há tempos. Há semanas houve a primeira ruptura com a saída do Psol e Rede, que não concordavam com Vinícius Miguel pré-candidato a governador e Daniel Pereira, ao Senado. Defendiam que a vaga de senador deveria ser de Ramon Cujuí. Há dias Rede e Psol resolveram retornar à Frente, que já estaria consolidada com Vinícius, Anselmo e Pereira. Surgiu uma luz para a volta de Psol e Rede, quando Nazif comunicou, que o diretório nacional do PSB, pretende compor maioria na Câmara Federal, por isso a opção de Vinícius seria para uma candidatura a deputado federal. O clima ficou tenso, mas depois de muito diálogo tudo foi ajustado com Vinícius, Anselmo e Pereira. Quando tudo estava acomodado, na quinta-feira (21) a “bomba” com Vinícius abrindo mão da candidatura a governador e optando pela Câmara Federal com Pereira sendo o pré-candidato a governador.
Vice – Em diálogo recente com o advogado e presidente da Associação de Defesa dos Direitos da Cidadania (ADDC), Caetano Neto, a certeza, que nunca a importância do vice, ao menos para Marcos Rocha, e o deputado federal do Podemos, Léo Moraes, também pré-candidato a governador, foi tão importante como está sendo para as eleições de outubro deste ano. “O vice está sendo a cereja do bolo”, diz o Dr. Caetano, e de fato tem razão, pelo menos nos casos de Rocha eLéo. Estamos em pleno período de convenções e os partidos que podem fechar com Rocha certamente não querem ser apenas “mais um” no processo político-eleitoral deste ano. O MDB e o PTB, por exemplo, que estão formatando uma parceria com o União Brasil, de Rocha não abrirão mão de uma vice, ou para a única das três vagas para o Senado. Léo já tentou várias parcerias, mas nada está confirmado, no que se relaciona ao vice. Até o próximo dia 5 teremos muitos acordos e desacordos, mas tudo faz parte da política.
PTB – Militantes do PTB da maioria dos municípios de Rondônia estão chegando a Porto Velho para participar da convenção do partido, para escolha dos candidatos às eleições gerais de outubro próximo. O partido não tem pré-candidato a governador e nem deverá ter, mas há enorme possibilidade de a indicação do nome a vice do governador Marcos Rocha, do União Brasil, pré-candidato à reeleição. Lideranças de comprovada identificação com o eleitor, como o ex-prefeito de Cacoal, Divino Cardoso e o ex-presidente da Ale-RO, Maurão de Carvalho, ambos do PTB, estão em condições de ser vice de Rocha. Também se comenta, que Sérgio Gonçalves, irmão do chefe da Casa Civil de Rocha, Júnior Gonçalves, articulador político do governo do Estado também está na lista. A convenção terá início às 14h na câmara de vereadores.
Respigo
O governador Marcos Rocha (União Brasil, a deputada federal Mariana Carvalho (PRB-RO), pré-candidata ao Senado, o deputado federal Lucas Follador (PSC-RO), ex-secretário de Estado da Agricultura; Evandro Padovani, pré-candidato a deputado federal pelo PSC também estiveram na convenção do partido em Ouro Preto. Lucas assumiu a Câmara Federal, porque Mariana Carvalho, em ato dos mais corretos solicitou licença para poder cuidar de sua pré-candidatura ao Senado, ação rara nos dias atuais +++ O PSC já tem 9 nomes para concorrer à Câmara Federal e 25 para o legislativo estadual. A meta é ocupar duas cadeiras na área federal e três na Assembleia Legislativa +++ No sábado (23) a cidade de Pimenta Bueno estará sediando o 1º Encontro Amigos dos Carros Clássicos na Praça dos Pioneiros das 14h às 20h. A inscrição para participação do evento é um quilo de alimento não perecível com o total arrecadado distribuído para entidades assistenciais do município +++ Quem esteve hoje (22) pela manhã na sede da Escola do Legislativo, que pertence à Ale-RO, para conhecer Espaço do Vereador, inaugurado recentemente para atender a categoria que estiver na capital, foi o vereador Paulo Henrique (PTB), de Cacoal. Além de vereador, Paulo Henrique é advogado, jornalista e participará da convenção do PTB, sábado (23), na Câmara de vereadores de Porto Velho, quando deverá homologar sua candidatura a deputado estadual.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/07/cujui-e-opcao-da-frente-democratica-para-o-senado-psc-realiza-convencao-e-devera-fechar-parceria-com-rocha-ptb-reune-os-convencionais-em-porto-velho-,137308.shtml