Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 27/07/2022 às 14h08
Vice – A busca por um nome expressivo para vice aos pretendentes ao cargo de governador de Rondônia continua intensa nos bastidores da política. O pré-candidato do PL, senador Marcos Rogério, que preside o partido em Rondônia também está trabalhando muito para conseguir um vice, de preferência de Porto Velho, pois ele é de Ji-Paraná, segundo maior colégio eleitoral do Estado. O ex-presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Maurão de Carvalho, hoje no PTB, já foi cotado para o cargo, mas o nome recente seria do advogado Breno Mendes, do Avante, que foi candidato a prefeito de Porto Velho em 2020 e, mesmo com uma campanha simples, sem nunca ter disputado eleições, mas bem organizada, ficou na quarta colocação com pouco mais de 11% dos votos válidos Breno está sendo indicado como pré-candidato a vice de Rogério.
Vice II – Breno Mendes teve uma passagem pela Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano-Emdur, na Prefeitura de Porto Velho e se intitula como “Fiscal do Povo”, devido as suas cobranças públicas em favor da comunidade. Desde a sua derrota nas eleições de 2020, que Breno trabalha uma pré-candidatura à Câmara Federal, mas nos últimos dias seu nome passou a ser veiculado, com mais insistência na imprensa regional e junto a lideranças políticas, para compor a chapa do pré-candidato Marcos Rogério, na condição de vice-governador. E de fato Rogério precisa de um parceiro, que seja bem relacionado junto ao eleitorado da capital e Breno, poderá ser o escolhido, pois a força eleitoral do senador está concentrada no interior do Estado.
Vice III – As convenções para escolha dos candidatos aos diversos cargos das eleições gerais de outubro próximo serão encerradas no próximo dia 5. E o problema maior para os dirigentes partidários, ainda, está sendo a escolha dos vices. Até o momento, somente a Frente Democrática (PT, PV, PCdoB, PSB, Solidariedade, Psol e Rede), além do PDT, que está chegando, tem os pré-candidatos a governador e vice: Daniel Pereira, do Solidariedade e Anselmo de Jesus (PT). Os pré-candidatos Marcos Rogério (PL), Marcos Rocha (União Brasil) e Léo Moraes (Podemos) estão discutindo quem serão os companheiros na disputa pelo governo do Estado. A Frente Democrática também não bateu o martelo no pré-candidato ao Senado. A princípio seria Ramon Cujuí (PT), depois passou a ser Daniel Pereira. No início desta semana o ex-conselheiro do TC-RO, Benedito Alves, do PDT, foi indicado para o Senado, mas o candidato poderá ser o senador e presidente regional do PDT, Acir Gurgacz.
Parceria – O Avante é presidido no Estado pelo deputado estadual Jair Montes, que tem compromisso com o governador Marcos Rocha, presidente regional do União Brasil e pré-candidato à reeleição. A maioria das ações de Rocha tem apoio no legislativo estadual, do deputado Jair Montes. Caso ocorra a parceria do Avante com Marcos Rogério certamente a parceria do partido (Avante) com Rocha estará rompida e o governador poderá sofrer, politicamente, sérios problemas no seu projeto de reeleição. Rocha e Rogério são bolsonaristas de carteirinha e certamente dividirão o eleitorado, inclusive o evangélico, o maior do Estado, porque o governador e o senador são do mesmo segmento religioso. Uma divisão só irá favorecer a Frente Democrática, que vem reforçada pelo PDT e tem como pré-candidato à sucessão estadual o ex-governador Daniel Pereira, do Solidariedade.
PSTU – O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), primeiro a lançar pré-candidato a governador e vice em Rondônia definiu na convenção realizada na noite de terça-feira (26), que não disputará as eleições deste ano ao governo do Estado e nem ao Senado. O PSTU tinha lançado o radialista Didas Cordeiro e o ambientalista Almir Casal como pré-candidatos a governador e vice, respectivamente, em Rondônia. O partido abriu a pré-campanha em Rondônia à sucessão estadual, e também é o primeiro a desistir de concorrer aos cargos majoritários (governador, vice e senador). As convenções partidárias serão encerradas no próximo dia 5 e nos bastidores as negociações entre os dirigentes partidários são intensas, porque os candidatos terão pouco mais de um mês de campanha, porque o primeiro turno das eleições será no dia 5 outubro.
Respigo
Impressiona o volume de questionamentos que recebemos, desde a postagem na coluna, ontem, sobre quem seriam os envolvidos em uma discussão política, onde houve agressões verbais e física (tapa no rosto) em uma das autoridades. Por enquanto tudo é “segredo” e a preservação da fonte é fundamental no jornalismo +++ Expectativa é grande pelo show de Gusttavo Lima na noite de quinta-feira (28,) na 35ª Expoari, que está sendo realizada em Ariquemes. No show de Mato Grosso e Mathias na noite de terça-feira (26), a arena, uma das maiores do Brasil esteve lotada +++ Hoje (27) no estande da Escola do Legislativo, braço educacional da Assembleia Legislativa (Ale) aconteceu pela manhã Oficina de Fotografia. À tarde, a partir das 15h teremos a Oficina de Libras.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/07/escolha-dos-vices-mobiliza-liderancas-partidarias-em-rondonia-breno-mendes-cotado-para-vice-de-rogerio-acir-podera-disputar-a-reeleicao-pela-frente-democratica-,137651.shtml