Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 02/08/2022 às 13h55
Vilhena – Após a cassação do prefeito de Vilhena, Eduardo Japonês, que foi reeleito em novembro de 2020, acusado de crime eleitoral, por criação de programa social de compra e distribuição de alimentos, distribuição de cestas básicas e assinatura de termo de cooperação entre a prefeitura com associação rural para construir estradas o município terá nova eleição a prefeito e vice. Como crime eleitoral é muito difícil de ser revertido, o retorno de Japonês e da sua vice Patrícia da Glória, que também foi cassada é uma missão –quase– impossível. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE), inclusive, já marcou eleição suplementar para o dia 30 de outubro, quando será realizado o segundo turno das eleições gerais. Os eleitores de Vilhena, votarão no primeiro turno a presidente da República, governadores, uma das vagas ao Senado e deputados federais e estaduais, no dia 2 de outubro próximo. No dia 30, votarão a prefeito, e, caso tenhamos segundo turno a presidente da República e a governador.
Emendas – Boa parte da população não sabe o que são “emendas parlamentares”. No processo político o vereador é legislador e o deputado (federal e estadual) parlamentar. Elaboram leis, fazem indicações, discutem orçamentos, apresentam projetos e fazem indicações aos executivos. As emendas parlamentares foram criadas pela Constituição de 1988, que liberam aos parlamentares recursos financeiros, mas só indicam os recursos a serem aplicados pela União, Estados, municípios, entidades, associações, etc. As emendas parlamentares, hoje, são impositivas, ou seja, presidente de República, governadores e prefeitos, que ocupam cargos executivos na política, têm que atenderem as indicações dos parlamentares ou correm o risco de prevaricarem e até de perderem os mandatos.
Emendas II – Em Rondônia o deputado estadual Luizinho Goebel (PSC-Vilhena), que está no quarto mandato destinou mais de R$ 10 milhões em emendas a municípios e a associações de produtores rurais, uma das forças econômicas de Rondônia. Segundo a assessoria de Goebel, suas emendas favoreceram exposições agropecuárias, compras de tubos armco, tanques de resfriamento de leite, tratores, minicarregadeiras, fábricas de ração, manilhas para escoamento, pá-carregadeiras, implementos agrícolas, calcário, retroescavadeira, reformas e ampliações de barracões, recuperação de estradas, apoio a eventos, dentre outros benefícios. O parlamentar não realiza obras, mas pode contribuir para que elas sejam viabilizadas.
Governador – Na sexta-feira (5) termina o prazo, para que os partidos políticos de Rondônia definam as chapas (majoritária e proporcional) com os candidatos a governador, senador, Câmara Federal e Assembleia Legislativa. Duas importantes vertentes políticas, ainda, não definiram os candidatos a vice. O PL tem como pré-candidato à sucessão estadual o senador e presidente regional do partido, Marcos Rogério, mas não tem vice. O mesmo ocorre com o deputado federal Léo Moraes, que preside o Podemos no Estado, mas não tem seu companheiro de chapa na sua caminhada rumo ao Palácio Rio Madeira. Rogério já tem o nome para o Senado, Jaime Bagattoli, o Podemos, não. A expectativa de Léo, via parceria é que a presidente estadual do PP, deputada federal Jaqueline Cassol, seja a candidata ao Senado. Rogério e Léo estão à procura de vices.
Queimadas – Porto Velho continua com o céu encoberto por fumaça. Há semanas que as queimadas criminosas poluem o ambiente e fomentam doenças respiratórias nas crianças e idosos, que são mais sensíveis. O governo do Estado, via Corpo de Bombeiros (CB) atua com eficiência no interior utilizando equipes de monitoramento via satélite de focos de queimadas, o que possibilita ações rápidas no combate e controle aos primeiros sinais de incêndios na área rural. Segundo o coronel Tadeu Sanchez, comandante operacional do CB as ocorrências no Estado são 46% menores que o mesmo período de 2021. Por que a Prefeitura de Porto Velho não investe em tecnologia no combate as queimadas? O aplicativo utilizado em Ji-Paraná já ajuda, pois possibilita a qualquer cidadão denunciar focos de queimadas de forma instantânea, via celular. Vamos deixar os Céus de Porto Velho mais azuis.
Respigo
Quem acompanha as enquetes (não confundir com pesquisas) que estão sendo realizadas em Rondônia por sites, rádios e blogs observa, que a diferença de o governador Marcos Rocha (União Brasil), pré-candidato à reeleição, dos demais postulantes ao cargo de governador em outubro próximo, após a divulgação, que o pré-candidato a vice será Sérgio Gonçalves, está diminuindo gradativamente +++ Rocha sempre esteve bem à frente dos demais pré-candidatos, mas vem caindo. Isso significa, que o vice pode não ajudar, muito, mas prejudica bastante +++ Há três semanas não cai uma gota de chuva em Porto Velho. Reflexo do “verão amazônico”, quando durante cerca de seis meses as chuvas são escassas na região +++ Ar-condicionado em casa, no trabalho e no carro são essenciais. Na segunda-feira (1º) a sensação térmica chegou a 39 graus.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/08/vilhena-tera-um-novo-prefeito-dia-30-de-outubro-goebel-garante-r-10-milhoes-em-emendas-parlamentares-marcos-rogerio-e-leo-moraes-em-busca-de-vices-,138127.shtml