Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 03/08/2022 às 14h29
Candeias – O vereador de Candeias do Jamari, Paulinho Mecânico (Patriota) postou vídeo nas redes sociais criticando o prefeito Valteir Queiroz (Patriota), porque pessoas indicadas por ele e contratadas pelo legislador municipal estavam sendo demitidas da prefeitura. Paulinho confessou, que estaria sofrendo retaliações. O problema é que vereador não é eleito para denunciar irregularidades nos órgãos públicos, mas para tomar as devidas providências. Vereador tem que legislar, apresentar indicações, elaborar projetos e criar leis. Se houve “acordo” para contratar comissionados ligados ao vereador, algo está errado. O legislador municipal tem que buscar meios e formas de favorecer a maioria da comunidade e não somente a seus amigos. Parcerias entre prefeito e vereador são necessárias, pois política é a arte de negociar, mas conivência, subordinação, não. É o fim da rosca...
Mulheres – Apesar de ser a maioria do eleitorado brasileiro, as mulheres, ainda, não participam com efetividade do processo político eleitoral. O Paraná tem 54 deputados estaduais e o legislativo estadual está na sua 19ª legislatura. Das 54 vagas, somente cinco são ocupadas por mulheres (Luciana Rafagnin-PT, Maria Victória-PP, Cristina Silvestri-PSDB, Cantora Mara Lima-Republicanos e Mabel Canto-PSDB), o que demonstra a pouca participação feminina no processo eleitoral. Em Rondônia a situação é mais explícita. Das 24 cadeiras, somente duas são ocupadas por mulheres: Cássia Muleta (Podemos-Jaru) e Rosângela Donadon (União Brasil-Vilhena). O grupo de mulheres do parlamento estadual do Paraná está criando a Bancada Feminina, já aprovada, que, além de dar mais voz às mulheres e condições de igualdade, uma das vagas da Mesa Diretora será sempre ocupada por mulher. O exemplo poderia ser seguido pelos demais parlamentos estaduais.
Arbitragem – A palavra “arbitragem” está mais relacionada a árbitro esportivo (futebol, vôlei, basquete etc.), mas quando se trata da Câmara Arbitral o assunto é diferente. E a maioria das pessoas não sabe da sua finalidade. E deveria saber. É necessária maior divulgação do trabalho realizado pelo juiz arbitral. A Câmara de Arbitragem é um órgão privado voltado à resolução extrajudicial de conflitos. Em outras palavras, ele se dedica a oferecer uma alternativa para resolver disputas entre partes sem a necessidade de um processo judicial. Pode ser considerado como uma espécie de "Justiça privada".
Arbitragem II – As decisões das câmaras de arbitragem, por serem de comum acordo são conclusivas. São homologadas pela Justiça e não oferecem condições de recursos, pois é definitiva. O trâmite é rápido, o custo ínfimo e, além de solucionar os problemas o trabalho arbitral agrada as partes. A partir de outubro teremos cursos ministrados por juízes arbitrais na Escola do Legislativo. O responsável pela Câmara de Justiça Arbitral e Mediação do Mercosul-Tjamme, Epaminondas dos Reis, com sede em Porto Velho, esteve na manhã de hoje (3) com o diretor-geral da EL, na capital, Fábio Ribeiro tratando do assunto. Prefeituras que deixam de arrecadar em razão de prescrição das ações judiciais, que são lentas, morosas devem procurar a arbitragem, que soluciona os problemas com vantagens para os lados e sem prejuízos para o município, na verdade, para a comunidade.
PSD - Uma das convenções mais aguardadas em Rondônia é a do PSD, que tem o deputado federal Expedito Netto na presidência do diretório regional. Recentemente o PSD reuniu no encontro de Cacoal aproximadamente 1.500 pessoas. A convenção de quinta-feira (4) em Rolim de Moura, no clube AABB, a partir das 19h poderá definir se o ex-senador Expedito Júnior irá concorrer ao Senado nas eleições de outubro próximo. Júnior é um dos políticos mais experientes do Estado e apadrinhou nomes que se tornaram expressivos, como o ex-governador Ivo Cassol, hoje no PP. Ignorar que Júnior é um pré-candidato com plenas condições de se eleger senador é negar a realidade política no Estado. Mais quando temos pré-candidatos de comprovada identificação com o eleitorado como as deputadas federais Jaqueline Cassol (PP) e Marina Carvalho (Republicanos), que também estão na disputa pela única vaga ao Senado. Destaque também para o empresário de Vilhena, Jaime Bagattoli (PL) e o ex-conselheiro do TC-RO, Benedito Alves (Frente Democrática), nomes de ponta para o Senado.
Respigo
A BR 364, no trecho entre Porto Velho a Vilhena, com cerca de 700km, conhecido como “Corredor da Morte”, devido ao elevado número de acidentes, continua matando. A maioria com vítimas fatais e nada de o Dnit restaurar e duplicar o trecho +++ A média de tráfego em períodos de safras de grãos (soja e milho) em Rondônia e parte do Mato Grosso é de 2,5 mil carretas, bitrens, treminhões/dia. O alicerce da década de 80 não tem suporte para a demanda atual de veículos em quantidade e peso +++ Estamos em ano eleitoral e a bancada federal não se manifesta sobre a situação. Enquanto isso os óbitos vão se acumulando +++ Apesar de o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) já ter marcado novas eleições a prefeito e vice de Vilhena, para o dia 30 de outubro, não se nota mobilização de pré-candidatos à sucessão municipal. Nem mesmo membros da Família Donadon, uma das lideranças políticas do Cone Sul, região polarizada por Vilhena estão se movimentando, ao menos publicamente sobre o processo eleitoral.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/08/vereador-denuncia-que-prefeito-esta-demitindo-pessoas-indicadas-por-ele-deputadas-do-parana-criam-bancada-feminina-alguem-sabe-o-que-e-camara-arbitral-,138235.shtml