José Luiz Alves
Publicada em 13/08/2022 às 09h00
Cooperativas rurais
Uma parceria inédita no estado, entre o SEBRAE, Superintendência Federal de Agricultura e Universidade de Viçosa Minas Gerais e governo do estado começa na próxima semana um curso sobre administração de cooperativas rurais, conforme explica José Valterlins superintendente de Federal de Agricultura no estado. Ele lembra que as cooperativas de crédito urbanas em Rondônia, usando mão-de-obra especializada apresentam bons resultados, e, que essa proposta vem com objetivo de incrementar o funcionamento das cooperativas rurais.
RECA
A cooperativa conhecida como projeto RECA localizada na divisa de Rondônia com o Acre é um exemplo de que as instituições rurais voltadas para o sistema produtivo podem oferecer bons resultados aos cooperados. Além das compotas e doces o projeto RECA gera insumos para indústrias de cosméticos. Lá, os pequenos produtores rurais já estão recebendo os lucros gerados pela preservação da floresta e dos planos de carbono que estão sendo quitados pela Alemanha e Noruega.
Vender mais
O Ministério da Agricultura, o governo de Rondônia, a Federação de Agricultura e Pecuária Faperon, com apoio do deputado Lucas Follador enfrentam uma verdadeira batalha burocrática na tentativa de habilitar mais seis frigoríficos para exportar mais carne para China e Ásia. O Ministério da Agricultura designou o assessor Jean Rodolfo Madruga para acompanhar as negociações facilitando os contatos com os Chineses e Países daquela região interessados em adquirir a carne de Rondônia, Hélio Dias e Lucas Follador reconhecem que não é uma tarefa fácil.
“O agro que queremos”
Na quarta-feira (10) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília, convocados pela Confederação Nacional de Agricultura (CNA) reuniram-se mais de 3 mil produtores rurais representando os 27 estados brasileiros para conhecer o plano elaborado pela CNA “O agro que queremos”destinado aos candidatos a Presidência da República, senadores e deputados federais. O presidente Jair bolsonaro compareceu ao evento perdendo uma grande oportunidade de revelar seus planos e projetos voltados para o agronegócio brasileiro, mas, no entanto, preferiu atacar os adversários políticos.
Contribuição
A proposta apresentada pelo Presidente da Confederação Nacional de Agricultura (CNA), João Martins revela a necessidade de correção nos rumos do agronegócio no País contribuindo para um desenvolvimento social e econômico ambientalmente correto. Rondônia se fez presente com uma equipe de 12 técnicos e sindicalistas, capitaneados pelo presidente da Federação de Agricultura de Rondônia Hélio Dias.
O nosso peixe
Pois é, nesta semana, que se inicia, mais precisamente na sexta-feira (19), ocorre no município de Theobroma o maior encontro nacional do tambaqui na fazenda Agrofish Nova Aurora, onde são aguardados mais de 700 piscicultores para conhecer as novas tecnologias e desenvolvimento na criação do tambaqui. Como se observa o campo realmente vem oferecendo respostas positivas a todos os desafios que se apresentam. O pescado apresenta-se como uma nova fonte de renda nas propriedades rurais.
Agroindústrias
No Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília, o pavilhão representando as agroindústrias regionais revelou a força da agricultura familiar no desenvolvimento do contexto social. Lá, como em Rondônia, ou no Rio Grande do Sul, à presença das pequenas indústrias familiares gerando emprego e rendas passou a ser uma realidade incontestável.
Finalizando
As vezes por um pequeno pacote de torresmo deixamos de conquistar um porco inteiro. Bom final de semana e boa leitura
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/08/curso-sobre-administracao-de-cooperativas-rurais-seis-frigorificos-para-exportar-mais-carne-para-china-e-asia-o-agro-que-queremos,139075.shtml