
AFP
Publicada em 19/08/2022 às 09h57
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, afirmou nesta sexta-feira que seu país não pretende tomar nenhum território na Síria, apesar do aumento dos ataques contra as forças curdas nesta nação.
"Não temos pretensões sobre o território da Síria e o governo de Damasco deve saber", afirmou Erdogan à imprensa no avião que o transportava a Ancara após a uma visita à Ucrânia.
Mas o presidente turco reafirmou que o exército de Ancara, presente em áreas do norte da Síria limítrofes com a Turquia, está "preparado" para iniciar uma nova ofensiva, como adverte desde maio.
Entre 2016 e 2019, o exército turco executou três grandes operações no norte da Síria contra as milícias e organizações curdas que ganharam força nesta região do país. Ancara afirma que seu objetivo é criar uma "zona de segurança" de 30 quilômetros em sua fronteira sul.
Na terça-feira, a ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) informou que 17 pessoas morreram em ataques aéreos turcos contra uma posição do regime sírio perto da fronteira com a Turquia, poucas horas depois de confrontos noturnos entre as forças de Ancara e combatentes curdos.
O presidente Erdogan, que visitou a Ucrânia na quinta-feira pela primeira vez desde o início da invasão russa em fevereiro, também pediu o "reforço" da coordenação com Moscou no norte da Síria para combater os grupos curdos, que ele considera "terroristas".
A Rússia é uma peça-chave no tabuleiro sírio, já que o apoio do presidente Vladimir Putin é decisivo para que o presidente sírio, Bashar al-Assad, permaneça no cargo após 11 anos de conflito com diferentes grupos rebeldes, alguns deles apoiados pela Turquia.
"Estamos em contato com a Rússia em cada coisa que fazemos na Síria", disse Erdogan.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/08/turquia-nao-pretende-tomar-territorio-na-siria-afirma-erdogan,139561.shtml