Folha do Sul
Publicada em 22/08/2022 às 09h22
Entre os dias 09 e 13 de agosto aconteceu o “Canastra Brou Experience 2022”. O evento reuniu centenas de ciclistas numa das provas de MTB mais difíceis do Brasil e que aconteceu na Serra da Canastra, em Minas Gerais.
Este ano, no meio dos cerca de 200 ciclistas, entre eles campeões brasileiros, campeões sul americanos, finalistas de mundiais e atletas olímpicos, estava um vilhenense de apenas 10 anos de idade, e que chamou a atenção de todos ao concluir a prova, feito até então considerado impossível para uma criança.
Pedro Henrique Perazzolli, que para poder participar do evento precisou que seu pai, Carlos Perazzolli, assinasse um termo de responsabilidade isentando os organizadores por qualquer problema que ocorresse com o ele, não apenas concluiu a prova de 165 km com 4.615 metros de altimetria, como subiu ao pódio na quinta colocação da quarta e última etapa do evento, e terminou na sexta colocação da categoria que participou para atletas de 18 a 40 anos.
O feito lhe rendeu uma medalha e o diploma de Criança Mais Bruta do MTB do Brasil. “Não existe outra criança no Brasil que pedale tanto e com tanta altimetria. Ele saiu de Vilhena como a criança que mais pedala no Brasil e voltou com o título de Criança Mais Bruta do Brasil quando recebeu o diploma do evento”, comentou o pai, que acredita que o feito conquistado pelo filho irá perdurar por muito tempo.
A precocidade de Pedro Henrique surpreendeu a todos no Canastra Brou Experience 2022. E não é pra menos: a jovem promessa do ciclismo vilhenense acumula números impressionantes. Com apenas 9 anos ele foi a primeira criança a subir o Serra do Corvo Branco, em Santa Catarina. Foram 17 km de pedal com 1.500 metros de altimetria. Ainda com 9 anos, Pedro Henrique pedalou 201 km em um único dia.
Já com 10 anos, ele concluiu em quatro dias os 350 km do Vale Europeu e se tornou a primeira criança a concluir integralmente o percurso.
Pedro Henrique já pedalou 5.000km com 50.700m de altimetria acumulada, tudo registrado no aplicativo STRAVA.
Agora, o garoto treina para o seu próximo desafio, que será no mês de setembro: pedalar 300 km em um único dia. “Será uma conquista também inédita, o Pedro Henrique irá começar na madrugada e concluirá os 300 km ainda no mesmo dia”, explicou o pai.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/08/ciclista-vilhenense-de-10-anos-conclui-prova-na-serra-da-canastra-em-minas-gerais-,139716.shtml