Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 22/08/2022 às 13h22
Frente – Impressionante como a Frente Democrática (PT, PV, PCdoB, PSB, Solidariedade/PDT) de Rondônia, muda constantemente a chapa majoritária (governador, vice e senador). A princípio o candidato a governador era o professor universitário e advogado, Vinícius Miguel, do PSB, o tendo como vice o ex-deputado federal e presidente regional do PT, Anselmo de Jesus, e a senador, o ex-governador, Daniel Pereira (SD). Dias antes das convenções partidárias (20 de julho a 5 de agosto), Vinícius desistiu de concorrer ao governo para disputar a Câmara Federal, uma maneira de garantir ao menos a reeleição de Mauro Nazif, presidente regional do PSB, pois o partido não tinha uma boa nominata a federal. Até aí, morreu Neves...
Democrática – Às vésperas das convenções uma nova movimentação na FD e nada mudaria, pois Vinícius disputaria o governo. O PDT, que a princípio, não estava na parceria resolveu participar e o seu presidente regional o senador Acir Gurgacz, que estava inelegível entrou na composição, inclusive afastando Psol e Rede, que estavam na chapa inicial da FD, e não concordaram com a indicação do senador Acir à reeleição. Após a convenção os partidos tinham prazo até dia 15 de agosto para registrar as chapas. O nome de Acir foi rejeitado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com a confirmação da inelegibilidade. Acir colocou em seu lugar o pedetista Benedito Alves, ex-conselheiro do Tribunal de Contas (TC) de Rondônia. No sábado (21) reconsiderou sua decisão e lançou-se candidato tendo Benedito como primeiro suplente.
Camaleão – A FD foi o primeiro grupo a divulgar a chapa majoritária para disputar as eleições de outubro próximo. Cerca de 60 dias antes das convenções a Frente já estava com os nomes definidos. Apesar de ser a primeira a iniciar a pré-campanha, em várias ocasiões ocorreram mudanças dos nomes ao governo do Estado e Senado. Somente o vice, Anselmo de Jesus sempre permaneceu nas constantes composições de vários partidos de oposição na corrida para os cargos de governador, vice e a única das vagas a senador, que está em disputa nas eleições deste ano. Há quem acredite, que Acir não conseguirá manter a liminar e garantir sua candidatura à reeleição, e que Benedito, será o candidato a ser lançado de última hora. As apostas estão abertas: A FD conseguirá manter a chapa majoritária até o dia 2 de outubro?
Campanha – A primeira semana liberada para a campanha política em Rondônia não foi das mais movimentadas. O candidato do PL, senador Marcos Rogério é quem mais está se mobilizando com sua assessoria fornecendo informações à imprensa. Diariamente é encaminhada a agenda do candidato facilitando a divulgação. Cassol, do PP, está mais nas redes sociais e bastante agressivo em suas aparições públicas, sendo sempre bem objetivo e populista, como é sua maneira de fazer campanha. Daniel Pereira, da Frente Democrática, ainda, não acionou o acelerador e Léo Moraes vem fazendo um trabalho de maior proximidade junto à população com adesivaços e concentrações em locais estratégicos. Quem está em ritmo de valsa é o governador Marcos Rocha, União Brasil. A expectativa é que esta semana a campanha seja intensificada.
Mulheres – A Assembleia Legislativa (Ale) hoje, tem somente duas mulheres. São 24 vagas no parlamento estadual. Nas eleições de 2018 foram eleitas três: Rosangela Donadon (UB-Vilhena), Cássia Muleta (Podemos-Jaru) e a ex-prefeita de Cacoal, Glaucione Rodrigues (MDB). A expectativa é de reeleição para Cássia e Rosani e que serão eleitas ao menos mais três mulheres para compor a Ale-RO, a partir de janeiro de 2023. O eleitorado feminino é maior em nível nacional e também no Estado e, caso a maioria das mulheres votasse em mulheres, certamente teríamos um número maior de representantes do sexo feminino nas Assembleias Legislativa, Câmaras Federais, Senado, governando Estados e na presidência da República. Mas a velha máxima, que mulher dificilmente vota em mulher prevalece, infelizmente, apesar de termos ótimas candidatas aos diversos cargos eletivos. Mas a participação poderia ser bem maior.
Respigo
Na sexta-feira (26) terá início a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV. A programação será encerrada somente no dia 29 de setembro +++ O senador Marcos Rogério (PL), candidato a governador está hoje (22) em Porto Velho. Às 12 horas concede entrevista na TV Band, à tarde visita veículos de comunicação, reúne-se com lideranças políticas de Ariquemes e à noite faz campanha na Zona Leste da capital +++ O Instituto Phoenix de Pesquisa, do experiente Juvenil Coelho realizou sondagem espontânea a deputado federal no Estado. Segundo a amostragem, três dos atuais deputados federais estariam reeleitos +++ Como três deles não disputarão a reeleição, a princípio, teremos cinco novos deputados federais na Câmara Federal a partir de 2023. Quem viver verá... +++ Depois de três dias de temperatura amena em Rondônia, inclusive abaixo de 19 graus em Porto Velho, tudo voltou a ser como dantes no Quartel de Abrantes. Hoje (22) o sol já brilhava forte desde as primeiras horas da manhã e, por volta das 13h os termômetros registravam 32 graus com sensação térmica de 33 graus.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/08/acir-volta-a-ser-o-candidato-a-senador-da-frente-democratica-justica-eleitoral-diz-que-ele-esta-inelegivel-previsao-e-de-mais-mulheres-na-assembleia-em-2023-,139753.shtml