Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 23/08/2022 às 14h17
Deputados – As pesquisas para cargos proporcionais (deputados federais e estaduais), no caso das eleições gerais de outubro próximo, não podem ser comparadas com as que especulam os cargos majoritários (presidente da República, governadores e senadores). Cargos proporcionais exigem das empresas especializadas consultas regionalizadas, para que se possa ter uma noção mínima sobre a intenção de voto do eleitorado. Muitos candidatos são eleitos e não recebem nenhum voto de várias cidades, o que é normal, pois ninguém consegue fazer uma campanha a deputado estadual, por exemplo, em todo o Estado. Já para federal é possível uma ação mais abrangente, pois o eleitor, quase sempre vota casado com o estadual. A maioria do eleitorado não se lembra em quem votou a federal. É normal.
Deputados II – Mas o experiente Juvenil Coelho, da Phoenix, vem trabalhando há tempos, através de pesquisas para saber quais os nomes de candidatos com maiores chances de ocuparem as 24 cadeiras do parlamento estadual a partir de janeiro do próximo ano. Por uma amostragem que chegou em nossas mãos recentemente, após trabalho de campo realizado por Juvenil e sua equipe, teremos uma renovação significativa na Assembleia Legislativa (Ale) a partir da próxima legislatura. Pelo mapa apresentado de um trabalho quantitativo e espontâneo somente onze dos atuais 24 parlamentares serão reeleitos, nas eleições de outubro, ou seja, uma renovação em torno de 50%.
Deputados III – É da maior importância destacar, que vários dos atuais deputados da legislatura atual não irão concorrer. Alguns disputarão outros cargos ou por decisão própria. Eurípedes Lebrão (UB-São Francisco do Guaporé) e Anderson Pereira (PRB-PVH) concorrem a deputado federal e Alex Silva (PRB) não é candidato. A opção pela reeleição na Ale-RO não será missão das mais fáceis, porque temos mais de 400 nomes na disputa e, muitos deles com desempenho político aprovado na capital e no interior. Vários vereadores de Porto Velho estão em busca de vagas no parlamento estadual o mesmo ocorrendo nos parlamentos mirins no interior. Como as eleições deste ano se elegerão somente os candidatos bons de votos, os que chegarem à frente dos seus partidos, desde que cumpram o quociente eleitoral e a cláusula de barreira, a expectativa de ampla renovação é enorme. Quem viver verá...
Pé na estrada – O candidato a governador Ivo Cassol (PP), que já ocupou o cargo por dois mandatos seguidos, foi senador e prefeito de Rolim de Moura é quem mais está ocupando espaços na mídia regional. Na última semana esteve em Porto Velho percorrendo rádios e TVs e esta semana está no interior mantendo contato com os órgãos de comunicação regional. Hoje (23) esteve no programa “Pinga-fogo”” da rádio Rolim FM, da 11h às 12h em entrevista, ao vivo com o radialista Arno Voigt, campeão de audiência no radio-jornalismo regional, falando sobre seu programa de governo para o Estado. Cassol destacou em sua entrevista a determinação em construir uma nova rodovia ligando Porto Velho a Vilhena, para amenizar o trânsito da BR 364, que fica congestionado e mais perigosos nos períodos de safras de grãos de Rondônia e parte do Mato Grosso prejudicando a exportação pelo porto graneleiro de Porto Velho, no rio Madeira.
Pé na estrada II – O senador Marcos Rogério, candidato à sucessão estadual pelo PL está mais concentrado em reuniões com lideranças da capital e interior em busca de apoio e fechando parcerias para viabilizar seu projeto de governo. O deputado federal Léo Moraes, concorre a governador pelo Podemos, partido que ele preside no Estado, está preparando os programas para o Horário Eleitoral Gratuito, que terá início na sexta-feira (26) e promove concentrações em várias regiões de Porto Velho com adesivaços. Não temos a programação dos candidatos Daniel Pereira, da Frente Democrática (PT/PV/PCdoB/PSB/SD/PDT), de Pimenta de Rondônia (Psol/Rede) e do comendador Valclei Queiroz (Agir). O governador Marcos Rocha (UB), ainda, não abriu a campanha à reeleição.
Respigo
O eleitor de Rondônia votará das 7h às 16h no horário local nas eleições de outubro próximo. O mesmo horário para Amazonas, Roraima, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso +++ O presidente da Ale-RO, deputado Alex Redano (PRB-Ariquemes), está percorrendo vários municípios do interior em busca de parcerias na sua caminhada em busca da reeleição. Além da campanha para se manter deputado, Redano também preside o PRB no Estado +++ A meta do PRB é eleger dois deputados federais e ampliar a bancada estadual. Hoje o Republicanos tem ele e os colegas Ismael Crispin e Anderson Pereira no parlamento estadual +++ Ocorre que Pereira, o terceiro deputado do PRB na Ale, é candidato à Câmara Federal. E vem realizando um trabalho bastante elogiado na Casa do Povo +++ O senador Marcos Rogério (PL), que concorre a governador de Rondônia esteve hoje (23) no programa A Hora do Povo, na rádio Rondônia FM. Foi entrevistado pelo jornalista Carlos Araújo e falou sobre seu plano de governo para Rondônia, caso se eleja governador, nas eleições deste ano.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/08/renovacao-de-50-na-assembleia-vereadores-da-capital-e-do-interior-querem-as-vagas-candidatos-a-governador-de-rondonia-colocam-o-pe-na-estrada-,139863.shtml