Rondoniadinamica
Publicada em 26/08/2022 às 14h46
Porto Velho, RO – O jornal Folha de S. Paulo publicou a seguinte matéria nesta sexta-feira (26): “Procuradoria vê indícios de abuso da PRF em abordagem a críticos de Bolsonaro” [clique aqui para ler].
A veiculação diz que o Ministério Público Federal (MPF) vê indícios de abuso em abordagem contra manifestantes que protestavam durante a passagem presidencial em Rondônia, especificamente na capital Porto Velho no começo de 2022.
Com base em informações reunidas em investigação preliminar agora convertida em inquérito, o órgão de fiscalização e controle da União afirma que há indícios de que policiais rodoviários intimidaram opositores do presidente com a ameaça de condução por desacato caso exibissem faixas com críticas ao chefe do Executivo.
Segundo a Procuradoria da República em Rondônia, de acordo com a Folha, “as imagens revelam que os autores do protesto empunhavam as faixas de maneira ordeira em via pública. "No regime democrático, é assegurado a livre manifestação do pensamento, podendo os cidadãos se manifestarem pacificamente em desfavor de agentes públicos/políticos", acrescenta o documento do órgão no estado”.
O MPF encaminhou recomendação para que a própria PRF instaure procedimento administrativo a fim de apurar a conduta dos agentes.
A PRF afirmou que o fato "nada tinha a ver com os manifestantes, mas com as diretrizes estipuladas pelo Gabinete de Segurança Institucional [da Presidência]"
CLIQUE AQUI PARA LER O TEXTO NA ÍNTEGRA
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/08/-mpf-ve-indicios-de-abuso-da-prf-em-abordagem-a-criticos-de-bolsonaro-em-rondonia,140197.shtml