ANSA
Publicada em 29/08/2022 às 14h49
O Ministério da Defesa da Rússia anunciou nesta segunda-feira (29) que navios de guerra do país e da China farão exercícios militares conjuntos entre os dias 1º e 7 de setembro no Mar do Japão, informou a pasta em nota enviada à agência estatal de notícias Interfax.
Segundo o comunicado, o treinamento será para "aperfeiçoar a defesa conjunta das rotas marítimas e das áreas de atividades econômicas".
Chamado de "Vostok 2022", o exercício terá a participação das frotas que estão no Oceano Pacífico e será supervisionado pessoalmente pelo chefe do Estado-Maior de Moscou, Valery Gerasimov.
Ao todo, são estimados que mais de 50 mil militares façam parte das manobras, que incluirão ainda 60 navios de guerra, embarcações e barcos de abastecimento e 140 jatos e helicópteros.
A nota oficial da Rússia informa que serão realizadas "diversas operações para reforçar a segurança militar da Federação Russa e de seus aliados na zona de responsabilidade do distrito militar oriental".
Os exercícios entre russos e chineses ocorrem em um momento de acirramento da tensão entre as duas nações e os Estados Unidos.
A crise vem tanto das ações norte-americanas em Taiwan como dos maiores exercícios conjuntos realizados com a Coreia do Sul desde 2018 no Mar do Japão.
Rússia e China são aliados em diversas frentes contra Washington e os novos treinamentos tendem a intensificar ainda mais a crise na região indo-pacífica.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/08/russia-e-china-farao-exercicios-navais-no-inicio-de-setembro,140351.shtml