AFP
Publicada em 06/09/2022 às 14h44
A Rússia comprou uma grande quantidade de armas e munições da Coreia do Norte para repor os estoques esgotados há meses devido aos combates na Ucrânia, afirmou um funcionário americano nesta terça-feira (6).
A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro com a aparente intenção de tomar o controle do país em algumas semanas, mas as tropas de Kiev frearam seu avanço com a ajuda de armamento e munições dos Estados Unidos, de países europeus e da Otan.
"O Ministério da Defesa russo está comprando milhões de foguetes e projéteis de artilharia da Coreia do Norte para uso no campo de batalha na Ucrânia", o que violaria as resoluções da ONU, disse um funcionário dos EUA, que pediu anonimato.
Essas compras "mostram que os militares russos continuam sofrendo com uma séria escassez de suprimentos na Ucrânia, devido em parte aos controles e sanções de exportação" impostas pelo Ocidente a Moscou após a invasão do país, acrescentou.
Ambos os lados usaram grandes quantidades de munição de artilharia e perderam muitas armas na batalha.
As sanções ocidentais tornaram difícil para Moscou comprar componentes para fabricar armas, como os chips, então os Estados Unidos esperam que a Rússia continue comprando equipamentos militares da Coreia do Norte no futuro, de acordo com o funcionário.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/09/estados-unidos-acusa-russia-de-comprar-armas-da-coreia-do-norte,141061.shtml