Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 08/09/2022 às 13h49
Deputados – A princípio a maioria de os analistas políticos do Estado acreditava que a renovação na Assembleia Legislativa (Ale) seria em torno de 50%. Hoje muitos acreditam que poderá ser maior, porque mais dois deputados estariam inelegíveis, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Jair Montes (Avante) e Alan Queiroz (Podemos). Na atual legislatura, Eurípedes Lebrão (UB) e Anderson Pereira (PRB) concorrem a federal; Geraldo da Rondônia (PSC) está inelegível e Alex Silva (PRB) não é candidato à reeleição. Das 24 cadeiras disponíveis, seis já estariam vagas e acreditam os profissionais de comunicação especializados em política, mais seis não conseguirão a reeleição. A realidade somente à noite do próximo dia 2.
Reeleição – O diretor-proprietário do Instituto Phoenix de Pesquisas, Juvenil Coelho, especialista da área e que há décadas acompanha a política partidária em Rondônia, afirma que dentre os 12 nomes mais bem avaliados em recente consulta popular espontânea a deputado estadual, oito deles estão com mandatos, um terço da atual legislatura, e que devem ser manter no parlamento estadual. Ocorre que, dos oito, dois estariam inelegíveis e estão buscando meios judiciais para pode concorrer à reeleição e continuam em campanha. Provavelmente teremos um número maior de novos deputados nas eleições de outubro próximo. Em 2014 a renovação foi em torno de 70%. A pesquisa a cargos proporcionais é muito complicada, mas um trabalho regionalizado ajuda a dar um Norte para candidatos e assessores, mas não com tanta eficiência como nas consultas a cargos majoritários.
Candidatura – Centenas de pessoas estiveram participando do lançamento da candidatura à reeleição do deputado estadual Jean Oliveira (MDB-PVH), no sábado (5) no Balneário Beira Rio, em Alta Floresta. Jean foi o segundo parlamentar da Assembleia Legislativa (Ale) mais bem votado em 2018 (17.823 votos) e busca o quarto mandato seguido. A Talismã Eventos, em Porto Velho esteve lotada na terça-feira (6), quando Jean abriu sua campanha na capital, inclusive com adesivaços de veículos. Antes de eleger-se deputado estadual em 2010, Jean foi vereador em Porto Velho, onde iniciou a sua carreira política. Nas eleições de 2018, o jovem deputado conseguiu receber votos nos 52 municípios de Rondônia.
Libertadores – Futebol é a paixão da maioria dos brasileiros, por isso de vez em quando damos alguns pitacos. A coluna adiantou, desde a derrota para o Athletico (1x0), no jogo de ida, pela semifinal da Taça Libertadores, que o Palmeiras não iria se classificar. E de fato isso ocorreu. Na partida de volta no Allianz Parque houve empate (2x2), o Palmeiras foi desclassificado, o time paranaense é finalista e joga contra o Flamengo, que ratificou sua classificação na quarta-feira (7), quando venceu o Vélez Sarsfield (2x1), e já tinha vencido o de ida (0x4). Flamengo e Athletico disputam a final no dia 29 de outubro em Guayaquil no Equador. O Palmeiras é uma equipe competitiva, mas tem enormes dificuldades quando enfrenta um time que se defende bem e ataca com rapidez, a exemplo do Athletico, porque joga para não perder. Ganhar é consequência. Flamenguistas e athleticanos estão de parabéns e os brasileiros, mais uma vez, fazem uma final de Libertadores.
Cassol – O ex-governador Ivo Cassol (PP) tem até sábado (10) para indicar um nome para substituí-lo na sucessão estadual, já que era candidato e teve seu nome vetado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Antes mesmo da decisão do STF Cassol anunciou sua renúncia. Sem Cassol na disputa as eleições a governador ficam mais equilibradas em Rondônia. O governador Marcos Rocha (UB) candidato à reeleição, o senador Marcos Rogério, que também disputa o cargo, o ex-governador Daniel Pereira (SD) e o deputado federal Léo Moraes (Podemos) promovem uma disputa mais equilibrada, porque Cassol era o nome a ser batido. Nos bastidores da política, a expectativa é que Cassol irá indicar e apoiar a esposa Ivone ou o genro Júnior Raposo numa candidatura ao governo. Já outra ala, forte, diz que a conversa dele com Daniel Pereira, no último final de semana em Rolim de Moura, poderá leva-lo a apoiar o ex-governador, e que, em contrapartida, a irmã de Cassol, Jaqueline, teria o apoio da Frente Democrática ao Senado.
Respigo
Muita gente compareceu no desfile de 7 de Setembro na avenida Imigrantes, em Porto Velho, na tarde/noite. As arquibancadas que armadas no local estiveram lotadas, assim como as imediações +++ Isso demonstra que o povo, ainda, está ávido pelos memoráveis desfiles de 7 de Setembro, quando militares e civis desfilavam pelas ruas e avenidas das cidades, mesmo as menores. Desfilar no dia da Independência do Brasil era motivo de orgulho de estudantes dos colégios e orgulhos doa pais +++ Duas oficinas estão em andamento na Escola do Legislativo, mantida pela Assembleia Legislativa (Ale), na sua sede em Porto Velho. Oratória II e Desenvolvimento de Competências Direcionadas à Qualidade do Serviço Público, ambas das 8h às 12h, com 16 horas/aula de duração e conclusão na sexta-feira (9) +++ Os alunos recebem certificados de conclusão. Os cursos e oficinas são gratuitos e atendem servidores públicos (federal, estadual e municipal) e as vagas excedentes abertas à comunidade +++ O prazo para Ivo Cassol (PP) colocar um substituto em seu lugar para concorrer a governador terminará amanhã (9). Alguém vai substituí-lo ou fechará com a Frente Democrática que tem como candidato a governador, Daniel Pereira?
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/09/previsao-de-renovacao-de-50-na-ale-ro-pode-ser-maior-jean-oliveira-reune-liderancas-em-porto-velho-pp-tera-candidato-a-governador-ou-apoiara-daniel-,141169.shtml