AFP
Publicada em 12/09/2022 às 14h50
O presidente da China, Xi Jinping, deve encontrar com o presidente russo, Vladimir Putin, na cúpula da Organização para Cooperação de Xangai, que será realizada em Samarcanda, no Uzbequistão. A informação foi divulgada pelo assessor de política externa de Putin, Yuri Ushakov, a jornalistas.
É a 1ª viagem do líder chinês ao exterior desde o início da pandemia. Xi Jinping visitará a Ásia Central nesta semana, de 14 a 16 de setembro. Na 4ª feira (14.set.2022), ele viajará ao Cazaquistão. A China não divulgou os planos de viagem do presidente.
O comunicado divulgado pela China menciona um encontro com presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, e o presidente do Uzbequistão, Shavkat Mirziyoyev. Não há menção a Putin.
A última viagem de Xi ao exterior foi ao Mianmar em janeiro de 2020, antes do governo chinês declarar estado de emergência por causa da covid-19. Em junho deste ano, ele viajou a Hong Kong para celebrar o aniversario da cidade sob controle britânico.
Guerra “legítima”
O líder chinês reconhece como “legítima” a invasão à Ucrânia. Xi Jinping e Putin conversaram por telefone em junho. Na ocasião, eles também falaram sobre acordos entre os países para expandir a cooperação em energia, finanças, indústria manufatureira, transporte e outras áreas.
Durante o telefonema, Xi mencionou “a legitimidade das ações da Rússia para proteger os interesses nacionais fundamentais diante dos desafios à sua segurança, criados por forças externas”, segundo a nota divulgada pelo Kremlin.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/09/presidente-chines-deve-encontrar-putin-em-1-viagem-ao-exterior-pos-covid,141454.shtml