Assessoria
Publicada em 12/09/2022 às 15h24
Em alusão ao Setembro Cinza, instituído como o mês de prevenção às queimadas e incêndios florestais, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) realizou a abertura das atividades voltadas para a prevenção e orientação, na manhã desta segunda-feira (12), no Auditório Rosilda Shockness, em Porto Velho.
O Setembro Cinza é uma campanha voltada para a prevenção e orientação ao período de queimadas. Durante o mês, diversas ações serão realizadas como, palestras, seminários, campanhas educativas e outras atividades ligadas ao tema, a fim de conscientizar a população sobre como proceder em caso de incêndio e como evitá-los. As queimadas costumam se agravar nesta época do ano, quando o tempo fica mais seco e, consequentemente, tornam-se mais fácil a propagação de focos de incêndios.
As ações desse mês serão desenvolvidas pela Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam) juntamente com o Corpo de Bombeiros Militar (CBM); e o Batalhão da Polícia Ambiental (BPA).
Durante o evento, o secretário do desenvolvimento Ambiental, Marco Antonio Lagos, falou da importância da campanha e como a Sedam está empenhada no combate às queimadas, fortalecendo as ações educativas e preventivas. “O nosso objetivo, com essa campanha, é alertar a população sobre os riscos que as queimadas causam não apenas ao meio ambiente, mas também à saúde pública. Nós atuamos no combate frontal as queimadas com as ações educativas, promovidas pela Coordenadoria de Educação Ambiental. E vamos fortalecer neste mês as ações alusivas à população em geral”, reforçou.
TRABALHO EM CONJUNTO
O tenente coronel BM Jaime Fernandes da Silva, do Corpo de Bombeiros, falou sobre a importância do trabalho em conjunto no combate à prevenção às queimadas, através das orientações à população. “Estamos trabalhando continuamente no combate às queimadas através da nossa Operação Verde Rondônia – OVR, que tem o objetivo de reduzir as ocorrências de degradação ambiental através ações integradas, porque nós agimos com prevenção e isso tem reflexo direto no atendimento de ocorrências de incêndio” explicou.
“Nós estamos realizando a fiscalização, e prevenção para orientar a população sobre os problemas que as queimadas podem causar para o meio ambiente e, consequentemente, a saúde. Durante este período, é de grande importância o trabalho em conjunto entre os órgão municipais e estadual, para ampliarmos as informações a respeito da gravidade da queima registrada no município, seja através de palestra, blitz educativa e pit stop informativo, estamos trabalhando no combate às queimadas", completou o tenente coronel Jaime.
O lançamento da ação contou com a presença do secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos; o secretário adjunto, Demagli Farias; o coordenador de defesa civil do Corpo de Bombeiros Militar, tenente coronel BM Jaime Fernandes da Silva; o representante da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Velho, Diego Pereira dos Santos - diretor de fiscalização e monitoramento ambiental; a Coordenadora de Educação Ambiental da Sedam; Deigna Oliviak; a Assessora Especial de Transparência e Prevenção da Corrupção da Controladoria geral do Estado, Larissa Ananda Paiva Maciel; e servidores da Sedam.
AÇÕES PROGRAMADAS
Para promover as atividades, a Sedam estará realizando uma semana alusiva ao Setembro Cinza, com ações educativas, orientativas e preventivas. O cronograma de atividades, do dia 12 a 16, contempla palestras em comunidades rurais. Já nos dias 13 a 15, instituições de ensino recebem palestras educativas sobre as queimadas, descarte correto de resíduos sólidos; blitz educativas nos bairros de Porto Velho com a distribuição de mudas, para reflorestamento e panfletagem com entrega de materiais orientativos a não queimadas. No dia 13 também haverá um pit stop educativo na comunidade de Samuel. Durante o mês a coordenadoria de Educação ambiental e os escritórios regionais da Sedam realizaram atividades em alusão a esta data.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/09/campanha-de-setembro-cinza-movimenta-acoes-de-conscientizacao-de-prevencao-as-queimadas,141467.shtml