Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 23/09/2022 às 13h55
Liderança – Um dos políticos mais importantes do interior do Estado, o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Ji-Paraná (dois mandatos consecutivos), Jesualdo Pires, do PSB, se destaca na região central do Estado. Foi citado em várias composições, antes das convenções partidárias, como vice de alguns candidatos ao governo, inclusive a governador, mas acabou comunicando que não participaria, diretamente, das eleições deste ano. Mas está atuante e sendo muito procurado em Ji-Paraná, pelos políticos que estão em busca de votos para se elegeram aos diversos cargos, que estão em disputa para as eleições gerais de outubro próximo. E o que é muito importante: agindo como de sua índole, não ficou em cima do muro. Há candidatos que tem o seu apoio.
Candidatos – Jesualdo não está fazendo campanha para nenhum candidato, mas tem nomes que contam com o seu apoio na busca dos votos. Nas eleições ao Senado em 2018, Jesualdo computou mais de 195 mil votos em uma campanha pé no chão, franciscana, sem recursos financeiros suficientes. Nas eleições deste ano já declarou apoio ao ex-senador Expedito Júnior, do PSD que concorre ao Senado e ao empresário, piloto de avião comercial, Aziz Rahal (Patriota), que é suplente de deputado estadual e concorre a uma das 24 cadeiras do parlamento estadual. Expedito é político dos mais experientes e amigo de Jesualdo. O jovem Aziz é filho de Ji-Paraná e tem credibilidade suficiente para contar com o apoio de um político ilibado como Jesualdo Pires. Ji-Paraná é o segundo maior colégio eleitoral do Estado (mais de 86 mil eleitores em 2020). Na disputa pelo Senado em 2018, Jesualdo somou 41.647 (38,08%) e o senador Marcos Rogério, que também é de Ji-Paraná, 24.997 votos (22,86%) dos votos válidos.
Incomoda – Quando durante a campanha eleitoral, a tendência de um ou mais políticos considerados bons de votos, que disputam cargos majoritários começam a “apanhar” dos adversários. Sinônimo que está incomodando. Ninguém chuta cachorro morto. Político competente, organizado, estrategista sempre tem pesquisas para “consumo próprio”, com a realidade da situação elaboradas por pessoas, que sabem organizar uma campanha política. Em Rondônia temos o caso do governador Marcos Rocha (UB) candidato a um novo mandato. Trabalhou bem a reeleição até as convenções e tem ótimos programas de governo em vários segmentos. Pisou na bola quando optou por um vice (Sérgio Gonçalves-UB) que nada soma no contexto político, porque é do mesmo grupo e nunca enfrentou as urnas.
Incomoda II – Rocha tem como parceiros o MDB e o PTB, partidos tradicionais e compostos por políticos de nomes expressivos, que poderiam somar no processo político-eleitoral. Em política, nunca se divide, pois é fundamental somar. O PTB tem no mínimo dois políticos de considerável respeito moral e bons de votos: ex-prefeito de Cacoal, Divino Cardoso e o ex-presidente da Ale-RO, Maurão de Carvalho. OMDB também tem inúmeros nomes com histórico político positivo. Mesmo com todos os tropeções, por não ter formatado uma chapa considerada de ponta, Rocha continua liderando nas pesquisas e, como eleições em segundo turno ao governo de Rondônia é inevitável, certamente o atual governador, segundo todas as consultas de opinião pública realizadas pelos institutos especializados, deixando de lado os excessos e “baralho marcado” será um dos nomes que estará disputando as eleições em segundo turno no dia 30 de outubro.
Parcerias – O deputado estadual Luizinho Goebel (PSC-Vilhena) é uma das principais lideranças políticas do Cone Sul, região polarizada por Vilhena. O prefeito de Colorado do Oeste, José Ribamar de Oliveira, o professor Ribamar, reeleito em 2020 pelo PSB é uma das lideranças regionais, que apoia Goebel e até gravou vídeo recomendando o parlamentar para o povo de Colorado. “Tenho uma recomendação a você coloradense. Luizinho Goebel é um deputado que tem dedicado seu mandato a Colorado. São R$ 4 milhões já investidos e estamos aqui para demonstrar nossa gratidão”, disse o prefeito. Goebel, que está no quarto mandato também tem enorme representatividade política na região da BR 429, região da produção e na capital.
Respigo
Aleluia, aleluia, aleluia. Finalmente o inverno amazônico (chuvas) chegou a Porto Velho, que estava com os céus cobertos por fumaça, a maior parte de queimadas na Bolívia. Desde as primeiras horas da manhã de hoje (23) choveu torrencialmente na capital e na maioria dos distritos +++ Além de o humano ficar grato, pela saúde, pois os problemas pulmonares, mais em idosos e crianças aumentaram muito devido a fumaça a vegetação, pássaros, animais também estão mais aliviados. Em Rondônia dificilmente se utiliza silagem na alimentação do gado, mas nas últimas semanas muitos agropecuaristas tiveram que utilizá-la para, ao menos, equilibrar a engorda e garantir a produção do leite +++ Faltam 9 dias para as eleições, e, é sempre importante lembrar. A votação nas eleições gerais do dia 2 de outubro em Rondônia será das 7h às 16h.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/09/apoio-de-jesualdo-a-expedito-e-aziz-governador-marcos-rocha-e-quem-mais-apanha-na-campanha-prefeito-de-colorado-fechado-com-luizinho-,142448.shtml