Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 27/09/2022 às 13h44
Eleições – As eleições gerais com o primeiro turno no dia 2 de outubro elegerão o presidente da República, governadores e respectivos vices; uma das três vagas ao Senado dos Estados e do Distrito Federal, além de deputados federais e estaduais. Existe possibilidades, enormes, de segundo turno, no dia 30, a presidente da República e. no caso de Rondônia, também para governador. Para se eleger no primeiro turno os candidatos a presidente da República e governador terão que somar 50% dos votos válidos, mais um voto. Não é uma tarefa das mais fáceis, por isso a previsão é de dois turnos na maioria dos Estados nas eleições a governador e à presidência da República. Esse é o quadro atual e dificilmente será mudado nos próximos cinco dias.
Vilhena – O eleitor do município mais importante econômica, social e politicamente do Cone Sul, Vilhena, também terá, no dia 30, mesmo dia de as eleições em segundo turno a eleição a prefeito. É que prefeito e vice eleitos em 2020, Eduardo Japonês e Patrícia da Glória, respectivamente, ambos do PV, foram cassados pela prática de crime eleitoral, por isso a necessidade de nova eleição, que será realizada junto com as eleições em segundo turno. A eleição suplementar mobiliza o município, que tem mais de 60 mil eleitores. O PSC, que tem como líder maior o deputado estadual Luizinho Goebel, que concorre à reeleição com domicílio eleitoral em Vilhena, já definiu candidatos a prefeito e vice. O empresário do ramo farmacêutico, Gilmar Rodrigues é o candidato a prefeito tendo como vice o irmão de Luizinho, Carlinhos Goebel, militante político de atuação significativa nos bastidores e que agora resolveu enfrentar as urnas. Em entrevista ao site “Extra de Rondônia”, Gilmar disse, que realiza uma campanha “sola da botina”, para “sanar as dores da população, desburocratizar a máquina pública a fim de facilitar a vida do cidadão, acabar com o clima de confusão e lutar para que reine a paz, a harmonia e o diálogo entre os vilhenenses”.
Senado – Político experiente e com ótimo trânsito em Brasília, onde já ocupou cargos de deputado federal e senador, Expedito Júnior (PSD) trabalha diuturnamente sua candidatura ao Senado. Como sempre fez em campanhas anteriores, percorre todos os municípios levando suas propostas e “assumindo compromissos”, não promessas, como a duplicação e a restauração da BR 364, rodovia que transporta a maioria da produção de grãos (soja e milho) de Rondônia e do Mato Grosso para exportação, via porto graneleiro de Porto Velho, no rio Madeira. Segundo Expedito, dentre outras prioridades, ”Rondônia necessita da duplicação da nossa principal BR, uma rodovia construída há quarenta anos quando o Estado ainda engatinhava”.
Família – O texto não traz o autor, mas pela sua importância nos dias atuais, onde a violência e a criminalidade predominam, a Família vai se esfarelando como queijo no ralo, foi enviado pelo meu irmão, Jurandir, único dos oito (duas irmãs), que teve o privilégio de ter o nome do nosso querido Pai, e merece ser reproduzido devido ao momento violento que o mundo passa, com guerra na Ucrania, um Brasil sangrento, onde as facções criminosas a cada dia ocupam mais espaços exterminando desafetos. Com o título, “Quando as portas se fecham” vamos a ele: “Quando se perde a Mãe é a última porta que se fecha... A Família se espalha. Ela era o único elo que unia nos aniversários, Natais e festas familiares. Uma vez que a Matriarca fecha os seus olhos para sempre, tudo muda, tudo se perde e os membros da Família passam a ser meros desconhecidos... A Casa da Mãe é o único lugar que se entra sem pedir licença, come sem ser convidado e Ela tem o amor que nenhum outro humano tem”. Mãe é uma chama que nunca se apaga...
Debate – A TV Rondônia (Globo) realiza na noite de hoje, a partir das 9h30 debate político entre os candidatos a governador de Rondônia. Participam Marcos Rocha (UB), Marcos Rogério (PL), Léo Moraes (Podemos), Daniel Pereira (Frente Democrática) e Pimenta de Rondônia (Psol). O encontro dos candidatos é dividido em cinco blocos e, a cada pergunta, de no máximo 30 segundos, o questionado tem 1,30 minuto para responder. Todos os convidados confirmaram presença, inclusive o governador Marcos Rocha, que concorre à reeleição, e que, em razão de estar no poder deverá ser o mais questionado pelos participantes. Foi o último a confirmar presença. Em eleições passadas os debates eram fundamentais, decisivos até, mas as redes sociais, hoje, junto com os sites eletrônicos predominam e eles não repercutem como antes.
Respigo
Quem torce, e trabalha, para que o vice-prefeito de Porto Velho, Maurício Carvalho (UB) se eleja deputado federal é o presidente do legislativo municipal de Porto Velho, vereador Edwilson Negreiros (PSB). Maurício se elegendo, Negreiros é o sucessor imediato do prefeito Hildon Chaves (PSDB), e seria um “vice-prefeito” indireto +maismais Como estamos a cinco dias do primeiro turno das eleições gerais é importante que o eleitor e Rondônia saiba do horário de votação, que foi antecipado em uma hora no Estado. Na capital e no interior as urnas serão abertas às 7 horas e fechadas às 16 horas no domingo (2) +++ Com a proximidade das eleições as concentrações em semáforos no centro e nos bairros de Porto Velho aumentaram muito nos últimos dias. Os candidatos buscam maior visibilidade na tentativa de seduzir o eleitorado na busca do voto mobilizando as “formiguinhas”.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/09/eleicoes-a-governador-de-rondonia-e-presidencia-em-dois-turnos-vilhena-elegera-prefeito-e-vice-em-eleicao-suplementar-duplicar-a-364-e-projeto-de-expedito-,142712.shtml