Folha do Sul
Publicada em 02/10/2022 às 09h53
Iniciada às 7:00h deste domingo, 02, a votação deste ano está bem mais lenta em Vilhena. O FOLHA DO SUL ON LINE ouviu pessoas numa fila na escola Wilson Camargo, no centro da cidade, contarem que estavam há uma hora e meia esperando para votar
Um dos mesários que atuam na seção que funciona dentro do colégio estadual admitiu que, de fato, no pleito deste ano, que será encerrado às 16:00h (horário local) o tempo que cada eleitor leva para escolher seus candidatos está bem maior do que o registrado em 2020.
O voluntário esclareceu, no entanto, os motivos da demora, que começa pela quantidade de números que o eleitor precisa digitar: “na última eleição, eram apenas duas as escolhas: prefeito e vereador. Desta vez são cinco opções de voto”.
Além disso, um dispositivo para que o eleitor confira seu voto antes da confirmação, instalado nas urnas, faz com que o procedimento demore alguns segundos a mais para ser concluído. Somado a isso está a decisão de colocar uma única urna eletrônica para atender duas seções.
Porém, o que mais impacta na lentidão é o sistema de biometria, que começou a ser usado este ano. Enquanto a digital do eleitor não é confirmada, o voto não é liberado. E, em alguns casos, a “leitura do dedo” só é concluída após várias tentativas.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/10/votacao-em-vilhena-esta-mais-demorada-este-ano-em-escola-no-centro-espera-na-fila-passava-de-uma-hora,143139.shtml