MP-RO
Publicada em 14/10/2022 às 13h43
Foram prorrogadas até 20 de outubro as inscrições para o 11º Prêmio MPRO de Jornalismo – ‘Quarenta Anos de Atuação em Defesa da Sociedade’. O novo prazo passa a ser considerado também como data limite para a publicação e/ou veiculação de trabalhos que concorrerão à premiação. A alteração foi estabelecida no Edital nº 14/2022/PGJ, divulgado no Diário Eletrônico do Ministério Público de Rondônia na última quinta-feira (13/10).
Profissionais interessados em participar do concurso deverão inscrever seus trabalhos na página destinada à premiação, hospedada no portal da Instituição na internet (https://www.mpro.mp.br/premio-jornalismo).
Em edição comemorativa pelas quatro décadas de atuação do MPRO, a premiação traz a categoria especial Memória Institucional, além das modalidades de webjornalismo, telejornalismo, fotografia e cinegrafia.
Estão credenciados a participar do concurso profissionais com reconhecida atuação em veículos de comunicação e que tenham trabalhos publicados em sites e televisão, no período de 1º de novembro de 2021 até o último dia de inscrição (20 de outubro de 2022). Cada profissional poderá inscrever no máximo três trabalhos, que concorrerão nas categorias para as quais foram inscritos.
O 11º Prêmio MPRO de Jornalismo concederá, ao todo, R$ 25 mil em prêmio, sendo R$ 5 mil para os vencedores de cada categoria, além de troféus e certificados para os 2º e 3º colocados de cada uma das modalidades.
Tema e Categorias - A iniciativa premiará matérias jornalísticas cujas pautas estejam relacionadas ao tema “Quarenta anos de Atuação em Defesa da Sociedade”, abordando a atuação do MP nas áreas do Consumidor; Criminal e Tribunal do Júri; Direitos Humanos; Educação; Eleitoral; Execução Penal; Habitação e Urbanismo; Idoso; Infância e Juventude; Meio Ambiente; Ordem Tributária; Patrimônio Público; Pessoa com Deficiência; Saúde; Segurança Pública; Violência Doméstica e Feminicídio.
O concurso contemplará as categorias de webjornalismo; telejornalismo; fotojornalismo (destinada a fotografias publicadas em qualquer veículo – sites, jornais e revistas, dentro do tema proposto no edital) e cinegrafia (imagens cinematográficas, que compuserem reportagens de TV ou webjornalismo dentro do tema proposto no regulamento). Para concorrer nestas duas últimas categorias, os profissionais deverão inscrever seus trabalhos, independentemente de a reportagem estar ou não inscrita em suas próprias categorias.
Novidade para este ano, a Categoria Especial Memória Institucional é destinada a matérias produzidas nas modalidades de tele e webjornalismo que revisitem atuações do passado com abordagem atual dos casos ou, ainda, que promovam o resgate da história da Instituição ao longo de seus 40 anos, através da sua memória, evolução e estruturação.
Interessados em participar da premiação deverão acessar a página do prêmio, acionando a aba ‘Comunicação/Prêmio de Jornalismo’, disposta no topo do site do MPRO na internet (www.mpro.mp.br), ou diretamente pelo endereço https://www.mpro.mp.br/premio-jornalismo. Nesse ambiente, os usuários terão acesso a todas as informações do concurso e à íntegra do Edital nº 7 /2022/PGJ, que regula o concurso.
Os trabalhos inscritos serão analisados por uma Comissão Julgadora, composta por 15 integrantes, dentre os quais cinco são membros do MPRO e dez, profissionais de imprensa. A banca será responsável pela avaliação e definição de notas.
Palestra de Francisco José - O anúncio dos vencedores do 11º Prêmio MPRO de Jornalismo ocorrerá em solenidade a ser realizada no dia 22 de novembro, às 19h, no prédio-sede da Instituição. O evento contará com a presença do renomado jornalista Francisco José, que ministrará palestra sobre ‘A atuação da imprensa e o papel do Ministério Público na defesa de direitos e proteção do meio ambiente’.
Dúvidas e consultas podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected] ou pelo telefone (69) 3216-3755.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/10/prorrogadas-ate-20-de-outubro-inscricoes-para-o-11-premio-ministerio-publico-de-rondonia-mp-ro-de-jornalismo,144146.shtml