Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 19/10/2022 às 14h09
Funcionalismo – A Assembleia Legislativa (Ale) já publicou no “Diário Oficial” eletrônico o adiamento do Dia do Servidor Público, que seria comemorado no próximo dia 28. O ponto facultativo passou para o dia 31, último do mês de outubro, um dia, após as eleições em segundo turno a presidente da República e de governador do Estado. Provavelmente os demais órgãos públicos deverão seguir o mesmo caminho. Rondônia também terá, no mesmo dia das eleições de segundo turno, eleição suplementar para escolha do prefeito e vice em Vilhena, porque Eduardo Japonês e Patrícia da Glória foram cassados pela justiça eleitoral em junho deste ano, acusados da prática de crime eleitoral em novembro de 2020, quando foram eleitos.
Abstenção – A preocupação é com a redução dos eleitores nas eleições em segundo turno, que serão realizadas no dia 30. É que no primeiro turno a abstenção foi elevada, 27,8% em Rondônia. Somente o Rio de Janeiro apresentou índice superior: 28,08%. Ji-Paraná e Ariquemes, segundo e terceiro colégios eleitorais de Rondônia ultrapassaram os 30% de abstenção nas eleições do último dia 2. Como a disputa a governador em Rondônia tem perspectiva de ser equilibrada, conscientizar o eleitor a comparecer às seções eleitorais no dia da votação é fundamental para os candidatos, Marcos Rocha (UB), que concorre à reeleição e o senador Marcos Rogério (PL). A função de fomentar o comparecimento às urnas dependerá muito de a conscientização do eleitorado sobre a importância de votar.
Vilhena – Um dos municípios de enorme relevância social, econômica e financeira de Rondônia, Vilhena, que lidera a força política no Cone Sul terá eleição suplementar no dia 30, junto com as eleições a presidência da República e governador. Semanas antes das convenções o município chegou a ter cinco pré-candidatos, mas ficaram somente dois na disputa da sucessão municipal. São adversários a ex-prefeita, Rosani Donadon (PSD) e o delegado da Polícia Federal, Flori Cordeiro (Podemos). A previsão é de eleição equilibrada, pois Rosane é de família tradicional no Cone Sul e o delegado Flori, chega com apoio de um grupo de significativa representatividade regional e composto por adversários tradicionais dos Donadon. Ainda não tivemos publicada nenhuma pesquisa sobre a eleição de Vilhena, mas as informações sinalizam que a disputa será renhida.
Pesquisa – Com a proximidade das eleições a governador de Rondônia as pesquisas de opinião pública ocupam boa parte das redes sociais. No início da semana um instituto de pesquisa colocou Marcos Rocha e Marcos Rogério empatados. Na noite de ontem foi publicada uma nova sondagem popular relacionada ao governo do Estado, de outra empresa e também especializada no assunto, que colocou Rogério oito pontos acima de Rocha. É importante lembrar, que pesquisa é uma sondagem, uma perspectiva, uma estimativa técnica. Inclusive a margem de erros, que varia de 2,5% a 4% dependendo da empresa, deve ser levada em consideração, pois nem sempre o resultado das urnas fecha com os das pesquisas. Até o dia 30 teremos muitas “pesquisas” e pesquisas apresentadas publicamente, mas a real somente por volta das 18 horas com o resultado das urnas.
Deputado – O ex-secretário de Saúde (Estado e município e Porto Velho), advogado Williames Pimentel (MDB) assumiu na tarde de ontem (18) o cargo de deputado estadual. Pimentel era suplente e ascendeu a titularidade, após ao afastamento de o deputado Jair Montes (Avante), que teve o registro da candidatura cassado pela justiça eleitoral. Se Jair era aliado do governador Marcos Rocha (UB), que é candidato à reeleição, Pimentel demonstrou no seu primeiro discurso da tribuna da Assembleia Legislativa (Ale), que é um adversário ferrenho. Desceu a lenha na política de saúde do Estado e acusou o governo do Estado de cometer assassinato em massa com doentes renais da região de Ariquemes e Jaru e avisou: “entendo que é preciso tirar as máscaras deste governo”. Pimentel era suplente e teve registro da candidatura a deputado estadual negado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Rondônia para as eleições do último dia 2.
Respigo
Está sendo veiculado nas redes sociais recado do vereador de Candeias do Jamari, Júnior Silva (PP), para o prefeito Valteir Queiroz (Patriota) acusado de praticar corrupção em menos de dois anos na prefeitura. Júnior disse que apresentará uma live com provas que o prefeito “é mentiroso”, que já cometeu mais de 30 crimes graves, e que o chefe do executivo já deveria “estar na cadeia” +++ Um grupo de pessoas esteve na manhã de hoje (19) na sede da Escola do Legislativo (EL), em Porto Velho mantendo contato com servidores, instrutores e alunos alertando sobre a importância da prevenção do câncer e distribuindo panfleto sobre a campanha Outubro Rosa. O trabalho de campo tem o apoio da Assembleia Legislativa (Ale), que mantém a EL, através da Mesa Diretora presidida pelo deputado Alex Redano (PRB-Ariquemes) e visa conscientizar a mulher sobre a necessidade de o exame preventivo +++ O deputado (reeleito) estadual Jean Oliveira (MDB-PVH) inicia esta semana uma peregrinação pelos órgãos de comunicação de Porto Velho e posteriormente pelo interior do Estado. Quinta-feira (20) e sexta-feira participa de entrevistas no site “Rondônia ao Vivo”, e na Rádio Rondônia no programa “A Hora do Povo”, apresentado diariamente das 13h às 14h pelo jornalista Carlos Araújo em rede estadual.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/10/adiamento-do-dia-do-servidor-publico-podera-ampliar-abstencao-ponto-facultativo-passa-do-dia-28-para-dia-31-dois-candidatos-disputam-a-prefeitura-de-vilhena-,144504.shtml