Redação
Publicada em 19/10/2022 às 14h49
O primeiro passo é assumir que é normal sentir medo em aplicar o seu dinheiro, ainda mais se não estiver acostumado ou nunca tenha investido antes. Perder dinheiro é uma possibilidade que assusta, afinal, ninguém quer ficar no prejuízo!
Dito isso, é preciso desmistificar que investir dá mais prejuízo do que lucro, ou ainda, que o rendimento é baixo, pois o que acontece na maioria das vezes é a escolha do investimento errado para o seu tipo de investidor por falta de conhecimento.
Por isso, ao começar a investir torna-se necessário despender um tempo para estudar e conhecer os modos de investimento, poupança e rendimento de seu dinheiro, bem como a maneira que se sente mais confortável ao investi-lo.
Este texto tem por finalidade trazer algumas dicas para diminuir esse medo e começar já a aplicar seu dinheiro!
1° Dica – Por quê investir?
Antes de qualquer outro processo, reflita, qual o meu objetivo? Essa pergunta pode parecer difícil para algumas pessoas, enquanto para outras a resposta está na ponta da língua, mas independente disso é importante entender o que você espera ganhar em troca ao investir o seu dinheiro.
Para ter disciplina e perder o medo, busque deixar claro o seu objetivo a ser alcançado e estabeleça metas a serem cumpridas para isso.
Existem várias razões para começar a investir, como por exemplo: Atingir a independência financeira, a aquisição de determinado imóvel ou bem, aumentar o seu patrimônio, ter mais segurança para o futuro ou uma aposentadoria mais confortável, entre outros.
2° Dica – Como investir?
Este passo do processo pode ser resumido em uma palavra: estude!
É fundamental antes de aplicar o seu dinheiro pesquisar um pouco sobre educação financeira, conhecer formas de poupar dinheiro, tirar suas dúvidas sobre o mercado e tipos de investimento.
Para saber “como” primeiro entenda o seu perfil de investidor, no caso de ser uma pessoa que não gosta de correr riscos você é do tipo Conservador, nesse caso, recomenda-se buscar investimentos com renda fixa, pois mesmo que a rentabilidade seja menor, os riscos também são menores.
Agora, no caso de não se importar em correr alguns riscos, mas ainda preferir investir mais cautelosamente, o seu perfil é moderado, nesse caso, recomenda-se investir parte em rendas fixas e parte do seu dinheiro diversificando em outros produtos financeiros.
Por fim, se você compreende que o lucro acompanha os riscos e não se incomoda em arriscar, o seu perfil é arrojado, pois entende que só terá uma rentabilidade maior investindo em possibilidades menos seguras, como títulos de renda variável.
3° Dica – Quanto invisto e por quanto tempo?
Não é necessário ter muito dinheiro para começar a investir, o principal é manter uma regularidade, então invista todo mês. Separa uma parte de seus rendimentos para investir mensalmente e comece aos poucos.
A regra é: tenha regularidade e invista gradualmente. Apesar de existir investimentos a curto prazo, é aconselhável que invista a longo prazo, desse modo o seu rendimento será mais seguro, conseguirá entender o mercado financeiro e investir cada vez mais e de forma inteligente.
4° Dica – Onde investir?
Procure diversificar os seus investimentos, dessa forma conseguirá ter menos riscos e mais chances de ganho, aplicando o dinheiro em diferentes setores e que lucram em diferentes cenários financeiros.
Não invista somente na bolsa de valores, busque outras alternativas também, como renda fixa, fundos de investimento, CDB, Tesouro Direto, Letras de Câmbio, etc.
Mas não deixe de pesquisar bem o ativo antes da aplicação, entendendo como funciona, quais são as taxas de investimento, os ciclos do mercado para saber o momento de investir ou de retirar seu dinheiro.
5° Dica – Peça ajuda.
Para perder o medo é sempre uma boa aposta fazer cursos, seguir analistas e casas de análise compatíveis com seu perfil de investidor para que possa aumentar seu conhecimento e consequentemente a sua confiança.
Ao investir é preciso estar atento às dicas, observar o momento que o mercado financeiro está passando e ouvir profissionais na área irá te trazer mais tranquilidade ao escolher onde e como investir, podendo até contratar uma corretora de valores se houver necessidade.
Conclusão
Portanto, para ser um bom investidor e perder de vez esse medo de aplicar o seu dinheiro é preciso ir em busca de conhecimento, atualizando-se sempre a respeito do que acontece no mercado e como isso reflete no rendimento escolhido.
Caso você esteja passando por algum imprevisto, considere a possibilidade de um empréstimo online para cobrir o orçamento, uma boa opção é o empréstimo com garantia, que possui taxas de juros bem baixas e longo prazo de pagamento, e pode ser a solução para o seu caso. Depois de retomar a saúde financeira, inicie com seus investimentos!
Só se perde o medo de investir, investindo, então aplique seu dinheiro aos poucos e vá observando como aquela aplicação funciona e como você reage a ela, assim o processo vai ficando mais fácil com o tempo e a prática adquirida.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/10/o-passo-a-passo-para-comecar-a-investir-sem-medo,144514.shtml