Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 21/10/2022 às 15h27
Radical – Como era esperado, inclusive motivo de vários comentários na coluna, a radicalização entre dois candidatos à presidência da República, no caso Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), que concorre à reeleição faz das eleições em segundo turno uma batalha como se fosse uma guerra social. Além das acusações de lado a lado, com programas eleitorais apelativos e desnecessários, as “conversas” nas redes sociais nada trazem de positivo numa campanha eleitoral. E o que mais preocupa é que estamos na reta final para as eleições, que serão no próximo dia 30. Até lá muita água irá rolar embaixo da ponte, inclusive suja, podre.
Pesquisa – O nome do Instituto de Pesquisas Phoenix foi utilizado indevidamente, segundo o seu titular, Juvenil Coelho, um dos mais experientes profissionais do setor de Rondônia. Pesquisa foi veiculada em veículos de comunicação do Estado esta semana a prefeito de Vilhena. A “pesquisa” que teria sido realizada pelo Phoenix apresenta o delegado Flori Júnior, do Podemos com quase 70% dos votos e sua adversária, a ex-prefeita Rosani Donadon (PSD) com pouco mais de 30% na eleição suplementar, quando será eleito o novo prefeito. Os números somados totalizam 100%, onde já fica evidente a fraude, pois não foram apresentados votos brancos e nulos. O diretor do Phoenix, Juvenil Coelha está desde a manhã de hoje (21) em Vilhena, para tomar as devidas providências, pois o nome da sua empresa está sendo utilizado de forma ilegal, justamente em momento importante, quando o eleitor de Vilhena, além de votar no presidente da República e governador, também elegerá prefeito e vice, porque Eduardo Japonês e Patrícia da Glória, ambos do PV, eleitos em 2020 foram cassados por crime eleitoral.
Trânsito – Porto Velho tem sérios problemas no trânsito. A sinalização é tacanha, maus motoristas circulam sempre apressados, os motoqueiros, não os motociclistas não respeitam semáforos e sinalização, ultrapassam pela direita e abusam da velocidade. Os agentes de trânsito que deveriam organizar o setor, inclusive quando ocorrem problemas com semáforos, uma constância neste início de inverno amazônico quando chove muito favorecendo raios e trovões, nada fazem. A “missão” principal dos “cabeças de tapioca”, como são chamados pelos rondonienses é se limitar a ficar na sobra de árvores multando. O faturamento é mais importante que o trânsito organizado e seguro.
Trânsito II – Parte da avenida mais importante de Porto Velho, a Jorge Teixeira é BR, a 364, no trecho entre o Trevo do Roque e rotatória da avenida dos Imigrantes. A rotatória, que há tempo já deveria ter um semáforo é parte da BR 319, saída para Humaitá. Nos trechos citados o trânsito de carretas, bitrens, treminhões é enorme e provoca um caos, porque a maioria vai para o porto graneleiro do rio Madeira. Na volta o mesmo tráfego pesado, muitos vazios, mas boa parte transportando combustíveis (gasolina e diesel), vindos da destilaria de Manaus do porto especializado em combustível no rio Madeira, para o interior. O roteiro é a Imigrantes até a rotatória da Jorge Teixeira (BR 364), saída para o interior do Estado. Antes da rotatória, para quem vem do porto tem uma rua transversal, que evita de as carretas transitar pelo local com saída bem à frente na Jorge Teixeira, mas não existe nenhuma sinalização orientando os caminhoneiros. Sem placas indicativas eles vão até a rotatória favorecendo o engarrafamento. É o fim da rosca...
Exemplo – Muita gente ficou boquiaberta na manhã de hoje (21), no auditório da sede da Escola do Legislativo, em Porto Velho, que pertence a Assembleia Legislativa (Ale). É que a escola dos deputados iniciou hoje e assim será todas as sextas-feiras, até a do dia 25 de novembro projeto-piloto com a Escola Branca de Neve, para ministrar aula sobre a Constituição Federal, tendo como suporte o livro Constituição em Miúdos, da professora Madu Macedo. Após a fala do diretor-geral, Fábio Ribeiro, na abertura dos trabalhos, um dos alunos demonstrando identificação com a política, perguntou em quem ele iria votar para presidente, Lula ou Bolsonaro, citando corretamente o nome dos dois presidentes. Interessante, é que o menino disse que gosta de política e pretende seguir sua intuição no futuro. É das mais importantes crianças discutir didática e livremente política. O menino demonstrou, que nem tudo está perdido neste País. E deixou uma lição de civismo aos marmanjos, que estavam presentes, que não discute e nem entende de política, para garantir soluções para o município, Estado, País. Que o trabalho de conscientização sobre a Constituição Federal chegue aos vereadores, deputados (federais e estaduais), senadores, governadores e presidente da República.
Respigo
Para quem gosta e tem tempo hoje (21) ocorre debate na SIC TV (Record) de Porto Velho, a partir das 17h. Estarão debatendo sobre as eleições em segundo turno ao governo do Estado do próximo dia 30 o governador Marcos Rocha (UB), que busca a reeleição e o senador Marcos Rogério (PL) +++ Quem esteve no encontro do governador Marcos Rocha (UB) realizado na noite de quinta-feira (20) na Talismã 21, em Porto Velho, garante que tinha cerca de 5 mil pessoas. Rocha fez uma ampla explanação do seu plano de governo e disse estar confiante que conseguirá se manter no cargo a partir do próximo ano +++ Muitas apostas ocorrendo em Rondônia sobre a sucessão estadual. A maioria acredita que teremos um resultado apertado entre Rocha e Rogério. Já os mais otimistas garantem que Rogério será o próximo governador vencendo “de lavada” +++ Como prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém podemos garantir, que a próxima semana será fundamental. Quem conseguir decolar um pouco, leva.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/10/dono-da-phoenix-registra-ocorrencia-pelo-uso-indevido-do-instituto-o-transito-confuso-e-violento-de-porto-velho-campanha-a-presidente-e-de-baixo-nivel-,144714.shtml