Yahoo Notícias
Publicada em 24/10/2022 às 09h32
Rishi Sunak, de 42 anos, foi eleito nesta segunda-feira (24) como novo líder do Partido Conservador e será o novo primeiro-ministro do Reino Unido.
Isso aconteceu após o ex-premiê britânico Boris Johnson decidir desistir da disputa sob a justificativa de que não conseguiria mais unir o partido.
Já a ex-ministra do Comércio, Penny Mordaunt, também mostrou intenção de concorrer ao cargo, mas retirou sua candidatura minutos antes do anúncio do vencedor.
"Esta decisão é histórica e mostra, mais uma vez, a diversidade e o talento do nosso partido. Rishi tem meu total apoio", disse ela.
Na última semana, Liz Truss renunciou depois de ficar apenas seis semanas no cargo. Em seu discurso de saída, que aconteceu na sede do governo do país, em Londres, ela admitiu que não poderia cumprir as promessas que fez quando estava concorrendo à liderança conservadora.
Ex-ministro das Finanças, Sunak terá a tarefa de conduzir um país profundamente dividido. Ele é o terceiro primeiro-ministro do Reino Unido em menos de dois meses.
Em um comunicado divulgado no domingo (23) anunciando sua candidatura, Rishi Sunak disse que o país enfrenta uma "profunda crise econômica".
O ex-ministro falou pouco sobre como pretende governar o Reino Unido e como vai lidar com crises econômicas e políticas.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/10/apos-desistencia-de-boris-johnson-rishi-sunak-e-eleito-novo-primeiro-ministro-do-reino-unido-,144807.shtml