José Luiz Alves
Publicada em 05/11/2022 às 09h30
Empresário lembra a importância da bancada federal
O empresário Adélio Barofaldi, em entrevista ao programa “Campo e Lavoura” na Rede TV, destacou a importância do momento político e econômico que atravessa o estado de Rondônia, lembrando que a participação da bancada federal no Congresso Nacional em Brasília, é fundamental para o desenvolvimento do agronegócio que vem respondendo com uma produção média principalmente da soja acima dos 15%. Frisou que a proposta do governador, reeleito, Marcos Rocha, ao anunciar que vai acelerar o processo de regularização fundiária no estado deve ser vista como um plano para acentuar a produção nas pequenas e médias propriedades rurais em que os produtores enfrentam dificuldades para obter financiamento junto as instituições financeiras. Adélio Barofaldi, acredita que Marcos Rocha, formará uma equipe com capacidade e conhecimento técnico para dar continuidade as promessas equilibradas de campanha. Ele, reconhece a participação do agronegócio como uma alavanca para sustentar a economia de Rondônia que vem conquistando espaços significativos, apesar dos últimos solavancos.
Custeio
As instituições financeiras no estado de Rondônia, na última safra praticamente dobraram os investimentos na área de custeio. As cooperativas de créditos, os bancos oficiais superaram a marca dos R$ três bilhões de recursos aplicados neste setor do agronegócio. Em outras palavras, novas lavouras estão sendo cultivadas com aproveitamento das áreas degradadas, justificando o aumento no plantio de soja e milho, culturas que se adaptaram ao clima e geografia do estado.
Debatendo a produtividade
Na próxima semana entre terça e quarta-feira, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Rondônia (APROSOJA) tem encontros e debates sobre o sistema produtivo nas cidades de Ariquemes e Porto Velho, envolvendo produtores rurais, bem como os representantes de instituições financeiras. O diretor Executivo da APROSOJA, Victor Paiva vem se desdobrando para que o evento tenha o sucesso esperado.
Expectativa positiva
Há uma expectativa positiva nos meios empresariais assim como no setor ligado ao agronegócio, no que diz respeito ao desenvolvimento econômico e social, a partir de janeiro de 2023, quando a equipe escalada pelo governador, Marcos Rocha, entrar em atividade. Todos reconhecem que o governador cumprirá suas promessas de campanha com muitos trabalhos já iniciados, mas que necessita de tempo para adequar e colocar as pessoas certas para desenvolver suas atividades com eficiência.
Um cavalheiro!
Quando você pensa que já viu tudo, acaba descobrindo que ainda não viu nada. Pela primeira vez na história do Rio Grande do Sul, na vaga da Primeira Dama, naquele estado, onde brilharam gaúchos como Bento Gonçalves que liderou durante dez anos a Revolução Farroupilha, maior conflito armado da América do Sul, Getúlio Vargas considerado Pai dos pobres, nestes tempos modernos os sulistas terão pela primeira vez um “cavalheiro” ocupando o espaço da Primeira Dama.
Finalizando
Vou ficando por aqui, desejando um bom final de semana, pois, eu e meu computador não temos tempo para protestar e nem realizar greves. Vamos em frente, por que se o Papa é Argentino, Deus é brasileiro.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/11/empresario-lembra-a-importancia-da-bancada-federal-tres-bilhoes-para-o-agro-em-rondonia-agronegocio-acredita-em-marcos-rocha,145797.shtml