ascom
Publicada em 07/11/2022 às 14h29
A Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (CIS/PCCTAE/IFRO) realizou reunião com os gestores da Reitoria e apresentou os novos integrantes nomeados. As pautas com cada um dos setores foram construídas colaborativamente, por meio de coleta de demandas encaminhadas via formulário enviado por e-mail aos servidores TAEs.
A atual composição da CIS/IFRO foi nomeada pela Portaria 1835/REIT-CGAB/IFRO, de 03 de outubro de 2022. No encontro com os servidores técnico-administrativos do IFRO, nos dias 26 e 27 de outubro de 2022, foi apresentada a pauta com as demandas atuais da categoria aos gestores: Reitor pro tempore e chefia de gabinete; Diretora da DGP (Diretoria de Gestão de Pessoas); Pró-Reitora da Propesp (Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação); Diretor da DGTI (Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação) e equipe da Ascom (Assessoria de Comunicação e Eventos).
Pela CIS participaram da reunião: Shyrley de Almeida Alves (Coordenadora); Fernando Alves da Silva (Coordenador Adjunto), Elisandro de Moura Martins (Secretário), Luciana Ribeiro Tiburtino Aguiar (membro titular) e Claudete Marques das Neves (membro suplente). Segundo eles, “como servidores públicos federais sabemos da importância da Comissão para garantia de direitos e, dentro de possíveis oportunidades, busca de melhorias para a carreira dos técnicos administrativos em educação. A categoria sabe da sua importância para a atividade fim da instituição sendo uma atividade meio e uma da base de sustentação para oferta de uma educação pública, de qualidade e inclusiva”.
Com o reitor e a chefia de gabinete foram tratados: orçamento/recursos para realização de visitas da comissão aos campi; apresentação de um plano trabalho da comissão. Os assuntos tratados com o Reitor do IFRO incluíram a possibilidade de articulação com a banca da representação política de Rondônia com demandas da categoria que precisam de alteração de lei, como: Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) dos TAE, TAE substituto, eleição de TAE para Reitor/a e nomeação de TAE para Reitor/a substituto/a. Também foi solicitada a participação em reunião do Colégio de Dirigentes (Codir/IFRO) por um participante da Comissão como ouvinte. Outro ponto foi quanto à preocupação com as denúncias de casos de assédios envolvendo servidores. Na oportunidade, o Reitor Edslei Almeida falou da implantação da Corregedoria do IFRO que terá uma atuação efetiva sobre tais situações.
Com a DGP, por meio da Diretora Débora Gonçalves de Lima, foram tratados: solicitação de reformulação do instrumento de avaliação; reformulação do sistema quanto à atividade remota; criação de um regulamento para o Programa de Incentivo à qualificação (PIQ/IFRO); e reformulação da Resolução 53, que trata da Política de afastamento de servidores do IFRO para pós-graduação stricto sensu e pós-doutorado. Além de terem sido feitas algumas sugestões de ações no PDP (Plano de Desenvolvimento Pessoal) que prevê capacitação de curta duração presenciais, semipresenciais e a distância, bem como nos programas de qualificação institucional no âmbito da educação formal, a fim de contemplar as categorias de servidores técnico-administrativos; banco de talentos para valorizar as qualificações e expertises dos servidores TAE; e possibilidade de formações iniciais para novos servidores com treinamento para uso dos sistemas institucionais.
Com a DGTI foi solicitada a possibilidade de realizar enquetes junto aos servidores TAE. E algumas alterações no acesso às informações sobre a comissão no site institucional. E, também, a atualização da lista de contatos dos e-mails dos servidores da categoria. Na oportunidade o Diretor da DGTI, Erlan Souza, fez uma solicitação à comissão de apoio à carreira do pessoal da Tecnologia da Informação e descreveu a situação atual dos servidores.
Com a Propesp, por meio da Pró-Reitora Dany Roberta Caldeira, foi solicitada atenção quanto às vagas destinadas aos TAE para os editais de pós-graduação stricto sensu, reformulação de alguns critérios de seleção e assim prezando pela equidade de oportunidade para todos os servidores. E com a equipe da Ascom, a reunião com o setor foi enriquecedora, levando à Comissão algumas situações que precisam de atenção e serem reformuladas. Uma delas foi o volume de eventos, choque de agendas e número reduzido da equipe, entre outros pontos. Aproveitando o momento, a Comissão fez algumas sugestões para o melhor acesso às informações da Comissão no site institucional.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/11/com-nova-diretoria-cis-pcctae-faz-reuniao-com-gestores-do-ifro-na-reitoria,145887.shtml