ANSA
Publicada em 11/11/2022 às 14h41
O exército da Ucrânia entrou na cidade de Kherson, ao sul do país, e retomou o controle da localidade que estava sob domínio de tropas russas desde o início da guerra, em fevereiro, informou o governo de Kiev nesta sexta-feira (11).
A cidade é capital da província homônima e também havia sido alvo das anexações unilaterais de territórios feitas pela Rússia em outubro. No entanto, nesta semana, o ministro da Defesa de Moscou, Sergei Shoigu, informou que cerca de 30 mil soldados que estavam na cidade seriam transferidos para o lado esquerdo do rio Dnipro, fora dos limites do município.
"Kherson volta ao controle ucraniano, as unidades das forças armadas entraram na cidade", escreveu em uma postagem o governo, que ainda pediu para que, se algum soldado russo permaneceu na cidade, "rendam-se imediatamente" porque "suas vidas e sua segurança serão preservadas".
Em vídeos publicados nas redes sociais, é possível ver os soldados entre civis no centro da cidade enquanto muitos civis fazem festa pela entrada deles. A principal concentração da festa foi na praça de Svobody, onde a bandeira ucraniana foi hasteada novamente.
Acredite, é assim que está Elisa Sanches atualmente! (Fotos)
Publicidade
One Daily
O ministro das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, afirmou que a retirada russa de Kherson "é uma importante vitória" e ironizou um cartaz encontrado na cidade que dizia a frase "A Rússia estará aqui para sempre".
Por sua vez, o Kremlin confirmou que evacuou todos os seus militares do local, sendo 30 mil soldados e cinco mil equipamentos. Em sua coletiva diária, o porta-voz do governo, Dmitry Peskov, porém, negou que a saída seja uma "humilhação".
"Tem um monte de especialistas diversos, alguns dizem isso [que é uma humilhação], outros dizem outras coisas. Nós não vamos comentar nada disso", respondeu em sua coletiva diária.
Além disso, o representante do presidente Vladimir Putin disse que a saída da capital da província não vai alterar a anexação do território. "Não há e não poderão existir mudanças", acrescentou.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/11/exercito-ucraniano-retoma-controle-da-cidade-de-kherson,146313.shtml