News 360
Publicada em 17/11/2022 às 10h55
Os Talibãs afirmaram que a situação na fronteira com o Paquistão é "normal" após os combates na região nos últimos dias, no meio dos esforços de Cabul e Islamabad para conter a situação e evitar mais instabilidade.
"Não há mais problemas. A situação é normal. Espero que não haja problemas nas zonas fronteiriças", disse o porta-voz adjunto do Emirado Islâmico do Afeganistão, Bilal Karimi, conforme noticiado pela estação de televisão afegã Tolo TV.
Os confrontos eclodiram na terça-feira no distrito de Dand-e-Patan, onde houve uma troca de tiros entre as forças de segurança talibãs e paquistanesas, não tendo sido relatadas até agora quaisquer baixas.
Karimi salientou que as autoridades afegãs querem manter "boas relações com todos os países, particularmente com os países vizinhos". O Afeganistão e o Paquistão têm estado envolvidos em combates pesados ao longo da demarcação da fronteira, conhecida como a Linha Durand.
De facto, as autoridades afegãs e paquistanesas concordaram em Janeiro em formar um comité ministerial conjunto para resolver disputas sobre a Linha Durand de 2.640 quilómetros, que marca a fronteira entre os dois países.
A Linha Durand foi estabelecida em 1893 na sequência de um acordo entre o então secretário britânico dos negócios estrangeiros na Índia, Mortimer Durand, e o emir afegão Abdur Rahman Khan, para delimitar as esferas de influência.
Após a independência do Paquistão, Islamabad veio a reconhecê-lo como sua fronteira com o Afeganistão, embora Cabul não tenha dado tal passo. Esta linha divide as comunidades Pashtun e Baloch que vivem de ambos os lados da fronteira, o que tem levado a disputas em ambos os países.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/11/talibas-dizem-que-a-situacao-na-fronteira-paquistanesa-e-normal-depois-dos-combates,146659.shtml