Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 17/11/2022 às 14h06
Planejamento – Estamos caminhando para o final do ano o mesmo ocorrendo com o mês de novembro. As eleições a governador em Rondônia foram bem disputadas. Rocha chegou à frente no primeiro turno com 38,88% dos votos válidos contra 37,05% do adversário, senador Marcos Rogério (PL). No segundo turno a diferença foi maior, quase 5% dos votos válidos (52,47% e Marcos Rogério, 47,53%). Após as eleições Rocha viajou para o exterior para tratar de assuntos de interesse do Estado. Espera-se que Rocha faça como o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), reeleito no primeiro turno com 69,64% dos votos válidos e Roberto Requião (PT) 26,23% que participa de encontro de prefeitos no interior do seu Estado.
Planejamento II – Citamos a situação de Ratinho Júnior para entrar no assunto de maior interesse do leitor de Rondônia. Rocha esteve fora por mais de uma semana, mas não se constata nenhum movimento para que os 52 prefeitos e vereadores de Rondônia, assim como os deputados (federais e estaduais) reeleitos e eleitos, sejam parceiros ou não, para um encontro regional e discutir o futuro político, econômico e social do Estado. Temos consciência que o Orçamento 2023, (mais de R$ 13 bilhões) já está sendo analisado na Assembleia Legislativa (Ale), mas é necessário planejar o futuro com os prefeitos, pois as eleições terminaram no dia 30 de outubro. Hoje todos são Rondônia. Ratinho Júnior, por exemplo tem encontro em Foz do Iguaçu com os 399 prefeitos que foi aberto na quarta-feira (16) e será encerrado na sexta-feira (18) com organização da Associação dos Municípios do Paraná (AMP). A Associação Rondoniense dos Municípios (AMP) poderia promover encontro semelhante, pela sua importância para o futuro de Rondônia.
Idosos – É das mais significativas a iniciativa da direção do Super Nova Era, que abriu vagas para contratação de idosos com idade acima de 65 anos, ou próximas, como parte do projeto “Melhor Idade” desenvolvido pela empresa. Em Porto Velho e Manaus estão abertas vagas para o segmento com vistas às festas de final de ano e as contrações já estão sendo efetivadas. A responsável pelo Recursos Humanos do grupo Nova Era, Roseane Veras, alerta para a importância de familiares ajudar quem pretenda cadastrar-se as vagas disponíveis. O projeto está sendo disponibilizado, “porque entendemos a importância dessa iniciativa, principalmente no que diz respeito às experiências que essas pessoas agregam ao ambiente de trabalho”, afirma Roseane. Para ela a volta ao mercado de trabalho, após a aposentadoria, “são de pessoas com bastante disposição para a realização de suas atividades colaborativas”. Inscrições pelo site: https//novaera.grupy.io/.
Meio Século! – No próximo dia 27, o jornalista, José Luiz Alves, completará 53 anos de profissão com serviços prestados, na Cia Jornalística, Caldas Júnior no Rio Grande do Sul, na “Revista Veja”, “Jornal do Brasil”, entre outros. Assessorou os governadores, Wilson Barbosa Martins, Mato Grosso do Sul e Dante de Oliveira Mato Grosso. Especializado na área de agronegócio, em Rondônia presta serviços na Secretaria de Estado da Agricultura-Seagri, nos dois mandatos do ex-governador Confúcio Moura (MDB) e na primeira gestão de Marcos Rocha, assim como no jornal “Diário da Amazônia” e portal de notícias, RONDÔNIA DINÂMICA. O agronegócio é fundamental na economia rondoniense e sempre tem destaque no noticiário em nível nacional, graças a intervenções do experiente Zé Luiz.
Deputados – A partir de fevereiro do próximo ano Rondônia ficará sem vários deputados estaduais, que sempre estiveram à frente da maioria dos fatos de maior relevância do Estado, seja apresentando projeto, indicações, debatendo questões de interesse da população, cobrando o Poder Executivo e liberando emendas parlamentares a municípios. Deputados atuantes como Adelino Follador (UB-Ariquemes), Cássia Muleta (Podemos-Jaru), Dr. Neidson (Podemos-Guajará-Mirim), Lazinho da Fetagro (PSB-Jaru), Chiquinho da Emater (PSB), Eyder Brasil (PL-PVH), Jhony Paixão (PSDB/Ji-Paraná), Jair Monte (Avante-PVH e Jesuíno Boabaid (PSD-PVH) não conseguiram a reeleição. Na lista dos não reeleitos estão parlamentares de larga experiência, deputados de vários mandatos como Follador, Dr. Neidson, Lazinho, Cássia, que ficaram pelo caminho. Dos 24 deputados da Ale-RO, 11 conseguiram a reeleição.
Respigo
Elias Rezende, que comandou o DER de Rondônia por um bom período não se deu bem na busca de uma das oito vagas a deputado federal. Somou 11.344 votos, muito pouco para quem teve uma boa passagem pela autarquia (DER), que é uma “máquina” de votos +++ Comentários são que ele retornará para o comando do DER. No período em que esteve no cargo o seu trabalho foi considerado bom +++ A campanha de reeleição do governador Marcos Rocha (UB), teve a coordenação de Júnior Gonçalves, que pediu demissão do cargo de chefe da Casa Civil para poder se dedicar integralmente ao que se propôs. Se no primeiro turno a votação não foi muito bem, apesar de chegar a frente com pouco mais de 1,8% dos votos, no segundo turno Rocha deu a volta por cima e superou Marcos Rogério (PL) com quase 5% a mais dos votos válidos +++ As informações são que Júnior deve retornar ao cargo no próximo mandato, mas certamente não será por muito tempo. Seu lugar deverá ser ocupado pelo ex (prefeito, deputado federal e estadual), Carlos Magno, que foi fundamental no segundo turno da campanha +++ Júnior tem função definida no próximo ano para um cargo vitalício. Magno, que já foi chefe da Casa Civil no governo Ivo Cassol (PP) é quem deverá assumir o cargo, quando Júnior tomar novos rumos.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/11/arom-poderia-coordenar-encontro-para-discutir-acoes-com-prefeitos-e-governador-nova-era-valoriza-trabalho-dos-idosos-ale-ro-perde-politicos-experientes-,146677.shtml