MSN
Publicada em 18/11/2022 às 14h58
O Presidente turco Recep Tayyip Erdogan falou na sexta-feira por telefone com os seus homólogos russos e ucranianos, Vladimir Putin e Volodimir Zelenski, com os quais discutiu a extensão do acordo que permitirá a continuação das exportações de cereais a partir de portos ucranianos.
O pacto permitiu a exportação de 11,2 milhões de toneladas de cereais desde Julho, de acordo com dados do centro que coordena as operações a partir de Istambul. Estava previsto expirar na sexta-feira, mas as partes concordaram na quinta-feira em mantê-lo por mais quatro meses.
Zelenski saudou a extensão na sua conversa com Erdogan, a quem "agradeceu pelo seu apoio". "A Ucrânia continuará a ser um garante da estabilidade alimentar", disse o presidente na sua conta do Twitter, onde também confirmou que tinha discutido a segurança energética e a cooperação.
A implementação do acordo também gerou "atenção especial" no contacto entre Erdogan e Putin, de acordo com a declaração do Kremlin, que salientou a importância de eliminar qualquer tipo de "obstáculos" à exportação de produtos agrícolas e fertilizantes da Rússia, para que estes possam também chegar ao mercado mundial.
Ancara e a ONU actuaram como mediadores de um pacto que a organização internacional considera fundamental para estabilizar os preços e aumentar a oferta, especialmente para os países em desenvolvimento. A Rússia retirou-se mesmo do acordo durante alguns dias, na sequência de um ataque à sua frota no Mar Negro.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/11/erdogan-abre-nova-ronda-de-contatos-com-putin-e-zelenski-apos-extensao-do-negocio-de-cereais,146788.shtml