José Luiz Alves
Publicada em 19/11/2022 às 09h45
Exportando para 60 países
Como convidado participei na sexta-feira (18), às 20 Horas, do programa do Léo Ladeia, na Rede TV, onde apresentei um balanço dos meus 53 anos como profissional na área do jornalismo. Na oportunidade, entre tantos fatos importantes revelei que o estado de Rondônia, neste ano que está findando deve exportar somente em carne bovina, para 60 países, algo em torno de um bilhão de dólares, que convertidos para o real bate na casa dos 5 bilhões. Todos sabem, mas é sempre bom lembrar que Rondônia supera em termos de rebanho vacinado contra a febre aftosa, estados como Rio Grande do sul, Paraná, Goiás e Mato Grosso, entre outros, com mais de 16 milhões de cabeças. Aqui de acordo com números oficiais, são abatidos entre 2,5 e 3 milhões de bovinos por ano, sendo que o estado consome apenas 19% desta carne de excelente qualidade, o restante é exportado o comercializado com outros estados, graças ao trabalho perfeito realizado pela Agência IDARON.
Recursos aos pronafianos
O gerente da agência do Sicoob Credisul, no Shopping, Porto Velho, José Bernardo anunciou que a instituição disponibiliza de R$ 40 milhões, liberados pelo Tesouro Nacional para atender agricultura familiar, em Rondônia, principalmente os ligados ao PRONAF. José Bernardo, esclarece que pelo fato de o Sicoob ser um banco cooperativo com perfil diferente pode oferecer crédito, aos pequenos e grandes produtores rurais, e, que sendo assim as famílias que usam o sistema PRONAF condições de ser beneficiadas. Nos próximos dias, o Sicoob vai procurar a EMATER para formalizar uma parceria.
Lavouras lindas
Para qualquer rincão deste estadão de Rondônia que o visitante, o turista se deslocar pode apreciar o verde e as belezas lindas das lavouras de soja margeando as rodovias. É o progresso, o desenvolvimento social e econômico chegando naturalmente para gerar riqueza aos que acredita no campo. Os lavoureiros que aproveitaram as primeiras chuvas para semear as sementes na terra, já no final da segunda quinzena de dezembro começam a colher.
Saí a soja e vem o milho
Os valores dos fertilizantes agrícolas que praticamente dobraram de uma safra para outra, não afetaram com tanta força o plantio das lavouras, alguns agricultores reduziram as áreas cultivadas para o milho, mas no geral, vai saindo no começo o do ano e soja e vem a semeadura do milho safrinha. Assim, o agronegócio que sustenta este País continuará cumprindo sua missão.
Os patriotários!
Circula na internet, uma música que pelo estilo, alegria, sátira e chacota, deve ter sido composta no Sul do País, abordando a atitude e gestos dos “Patriotários” que interrompem rodovias provocando prejuízos e desconforto a quem deseja trabalhar. Se você, ouvir a música e não concordar com as atitudes dos “Patriotários”, o mesmo concordando, vai se divertir, é um retrato fiel da vontade daqueles que não gostam de pegar no pesado.
Finalizando
Mais calmo que água de rio vou ficando por aqui, desejando a todos um bom final de semana. Eu, e meu computador não podemos realizar greve e nem protesto.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/11/rondonia-exportando-para-60-paises-gerar-riqueza-aos-que-acreditam-no-campo-sai-a-soja-e-vem-o-milho,146841.shtml