Rondoniadinamica
Publicada em 30/11/2022 às 12h01
Porto Velho, RO – A informação sobre Legislaturas no site oficial da Assembleia Legislativa (ALE/RO) trata todos os parlamentares como titulares do cargo, ou seja, não há como diferenciar pelos dados da Casa de Leis eleitos originais com assunções posteriores.
Logo, os números se amontoam. E não é possível saber, especialmente em datas mais remotas, quem inaugurou o mandato de fato de maneira titular e as pessoas a assumir posteriormente as funções do decorreres de seus respectivos mandatos eletivos.
Porém, o Rondônia Dinâmica apurou o total de parlamentares em cada período de quatro anos desde 1983 até agora, 2022, abordando ainda questões acerca da bancada feminina eleitra para inciar os trabalhos legislativos em 2023.
Por ora, a Quarta Legislatura, de 1995 a 1999, foi a que teve mais trânsito de mulheres nas cadeiras da ALE/RO, quando passaram por lá Ini Fidélis, Ivone Abrão, Lucia Tereza, Milene Mota, Nilce Casara, Rosália Helena e Sueli Aragão. A eleita em 2022 tem potencial para ser a maior de todos os tempos, porque já começa com cinco representantes femininas no Legislativo estadual: Ieda Chaves, Gislaine Lebrinha, Rosângela Donadon, Taíssa Sousa e Claudia de Jesus.
CONFIRA:
Na Primeira Legislatura (1983 – 1987)
Nenhuma mulheres.
Vinte e sete parlamentares passaram pela ALE/RO. Entre os nomes não há nenhuma mulher.
Na Segunda Legislativa (1987 – 1991)
Duas mulheres.
Trinta e quatro deputados chegaram a assumir o cargo na ALE/RO. Do total, Joselita Araújo e Odaísa Fernandes.
Na Terceira Legislatura (1991 – 1995)
Seis mulheres.
Também trinta e quatro deputados passaram pela ALE/RO durante a Legislatura. Elizabeth Badocha, Ini Fidélis, Ivone Abrão, Lucia Tereza, Marlene Gorayeb e Odaísa Fernandes.
Na Quarta Legislatura (1995 – 1999)
Sete mulheres.
Trinta deputados chegaram a assumir o cargo na ALE/RO. Do total, Ini Fidélis, Ivone Abrão, Lucia Tereza, Milene Mota, Nilce Casara, Rosália Helena e Sueli Aragão.
Na Quinta Legislatura (1999 – 2003)
Três mulheres.
Ocuparam assento na ALE/RO vinte e sete deputados. Do total, Lúcia Tereza, Milene Mota, Sueli Aragão formaram o bloco feminino.
Na Sexta Legislatura (2003 – 2007)
Uma mulher.
Ocuparam assento na ALE/RO vinte e quatro deputados. Do total, apenas Ellen Ruth era mulher.
Na Sétima Legislatura (2007 – 2011)
Uma mulher.
Ocuparam assento na ALE/RO trinta e dois deputados. Do total, só Daniela Amorim era mulher.
Na Oitava Legislatura (2011 – 2015)
Quatro mulheres.
Ocuparam assento na ALE/RO trinta e dois deputados. Do total, formaram o bloco de mulheres as então deputadas Ana da Oito, Carmem Gon, Epifânia Barbosa, Glaucione Rodrigues e Professora Stella.
Na Nona Legislatura (2015 – 2019)
Três mulheres.
Ocuparam assento na ALE/RO vinte e seis deputados. Do total, formaram o bloco de mulheres as então deputadas Glaucione Rodrigues, Lúcia Tereza e Rosângela Donadon.
Na Décima Legislatura (2019 – 2023) – atual
Duas mulheres.
Ocuparam assento na ALE/RO trinta e um deputados. Do total, formaram o bloco de mulheres as então deputadas Cássia Muleta e Rosângela Donadon.
Na Décima Primeira Legislatura (2023 – 2026) – próxima
Cinco mulheres.
Ocuparão assento na ALE/RO vinte e quatro deputados originais. Do total, cinco parlamentares formarão o bloco feminino. São elas: Ieda Chaves, Gislaine Lebrinha, Rosângela Donadon, Taíssa Sousa e Claudia de Jesus.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/11/bancada-feminina-eleita-para-ocupar-a-ale-de-rondonia-ja-e-uma-das-maiores-da-historia-,147677.shtml