Redação
Publicada em 08/12/2022 às 15h16
As viagens de férias fornecem uma pausa muito necessária na rotina habitual e no estresse do dia a dia. Verão chegando e é hora de procurar destinos para uma viagem solo, com amigos, ou com a família, como uma bonita enseada em uma praia paradisíaca para passar alguns dias de sonho.
Há muitas formas de viajar e, certamente, você já tem mil planos para as suas férias, seja no mar e praia, montanha ou outro destino de natureza. Mas ao escolher qualquer um desses destinos, tenha em mente o fator sustentável.
O ano é 2022 e não é preciso enfatizar a importância de cuidar do meio ambiente, mas talvez na euforia de viajar você não tenha pensado ainda em manter alguns cuidados com o local que escolheu para relaxar e aproveitar seus dias de lazer e diversão.
E sim, é possível reunir turismo e meio ambiente – e o nome desse tipo de tipo de viagem é ecoturismo. Consiste em percorrer áreas naturais sem agredi-las, causando o mínimo impacto ambiental ao se deslocar e respeitando as comunidades locais.
Aqui estão seis sugestões muito úteis para viajar de forma sustentável neste verão.
1. Leve itens reutilizáveis
Uma das maneiras mais fáceis de ser mais sustentável nas férias é colocar na mala itens reutilizáveis que você usa todos os dias. Quer você compre garrafas de água enquanto passeia ou outros itens de uso único embrulhados em plástico, isso poderá resultar em lixo. Itens reutilizáveis, como uma garrafa térmica para água, por exemplo, reduzirá o consumo de plástico e ajudará você a viajar de maneira mais sustentável.
2. Prepare sua mala de forma sustentável
O que você leva nas férias pode aumentar ou diminuir a sua pegada de carbono, especialmente a poluição por microplásticos. Priorize roupas e produtos de higiene sustentáveis, além de usar bagagem ecológica, se conseguir. Pense nas peças que você mais vai usar e priorize opções sustentáveis para essas roupas. Por exemplo, se você vai viajar de férias para a praia, um maiô e uma sandália de materiais sustentáveis podem ser as peças de maior importância para levar. Comprar apenas algumas peças de roupa, optando por materiais sustentáveis, fará a diferença.
3. Escolha meios de transporte ecológicos
Uma das melhores coisas sobre as férias é que o transporte se torna uma forma de passear. Isso significa que os métodos de transporte ecológicos podem ser mais divertidos. Caminhar ou andar de bicicleta não é apenas sustentável, mas é uma ótima maneira de conhecer um lugar e seus arredores.
Infelizmente, o avião é o meio de transporte menos sustentável. Mas também é uma necessidade para chegar a muitos destinos. Se o seu horário permitir e você estiver indo para algum lugar acessível de trem, ônibus ou carro, considere escolher um desses meios de transporte em vez do avião. Dessa maneira, você estará reduzindo sua pegada de carbono.
Se você precisa voar, a maioria das companhias aéreas oferecem a possibilidade de compensar as emissões. O Google Flights mostra até qual voo tem menos emissões, para que você possa escolher a opção mais sustentável, quando possível.
4. Escolha acomodações sustentáveis de propriedade local
Ao escolher onde ficar nas férias, há algumas coisas a serem lembradas como um viajante sustentável. Procure acomodações de propriedade local e familiar. Estes estabelecimentos geralmente são hotéis boutique ou pousadas. Se você quiser ficar em uma propriedade alugada como casas de temporada, tente reservar com um anfitrião local e evite propriedades gerenciadas por empresas terceirizadas.
Por fim, procure acomodações que apliquem práticas ecológicas, como roupas de cama sustentáveis, chuveiros que economizam água, compostagem ou iluminação com baixo consumo de energia. Atualmente, muitas plataformas de reservas permitem que você filtre por propriedades sustentáveis ou ecológicas.
5. Escolha excursões locais
Se você gosta de fazer excursões durante as férias, procure empresas de turismo locais ou guias turísticos, bem como passeios gerenciados de forma sustentável. Isso é especialmente importante se você escolher uma atividade que envolva interação com animais ou com ambiente natural. Se você precisar de um guia, tente escolher uma guia feminina, se tiver essa opção. As guias turísticas femininas estão severamente sub-representadas na indústria do turismo.
6. Apoie os pequenos comércios locais
Para que você tenha a verdadeira experiência local durante as férias, priorize sair de sua zona de conforto e opte por apoiar pequenas empresas locais. Experimente a comida dos restaurantes familiares do seu destino, principalmente aqueles que usam ingredientes cultivados localmente.
Compre suas lembranças em lojas de propriedade local. Confira itens artesanais, lojas sustentáveis ou brechós. Mas fique atento, em alguns países exóticos é comum ver produtos feitos com animais como ‘souvenir’. Essas práticas são, em sua maioria proibidas, mas isso não impede que continuem a ocorrer. Por isso, não compre nada com cascos de tartaruga, estrelas do mar, conchas, objetos de marfim, acessórios com penas, e outros. Lembre-se que ao comprar estes produtos você estará contribuindo para a caça furtiva ou extinção destes animais.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/12/como-ser-sustentavel-nas-ferias-seis-sugestoes,148334.shtml