SINTERO
Publicada em 13/12/2022 às 09h02
A juíza Euma Tourinho foi reeleita no último sábado (10), para presidir a Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron) para o próximo biênio 2023-2024.
A votação deste ano atingiu a marca com maior participação na história da entidade. O pleito foi realizado de maneira presencial e online e toda a apuração foi transmitida ao vivo para os associados.
Euma Tourinho, representante da Chapa 1 – União, Coragem e Solidez, recebeu 98 votos, um total de 52,97% dos votos válidos. Ela disputava o pleito com juiz Adolfo Naujorks, que encabeçava a Chapa 2 – denominada União e Participação e recebeu 47,03% – 87 votos.
A apuração foi conduzida pela Comissão Eleitoral formada pelo presidente, desembargador Álvaro Kalix Ferro, e demais membros: desembargador Gilberto Barbosa e desembargador Isaías Fonseca.
Ao discursar para os seus pares a magistrada destacou a parceria com o SINJUR: “Trabalhamos para informar a sociedade sobre as atribuições dos profissionais do Judiciário. Não só nossas, dos magistrados rondonienses, mas também incluímos os servidores, seja reconhecendo a importâncias destes, seja por meio de parcerias com o SINJUR”, destacou.
CONFIRA OS MEMBROS DA DIRETORIA REELEITA PARA A AMERON:
Euma Mendonça Tourinho – Presidente
Fabíola Cristina Inocêncio – 1ª Vice-Presidente
Ivens dos Reis Fernandes – 2º Vice-Presidente
Kerley Regina Ferreira de Arruda Alcântara – Tesoureira
Renato Bonifácio de Melo Dias – Tesoureiro Adjunto
Carlos Augusto Teles de Negreiros – 1º Secretário
Cristiano Gomes Mazzini – 2º Secretário
Sérgio William Domingues Teixeira – Conselho Fiscal
José Antônio Barretto – Conselho Fiscal
Silvana Maria de Freitas – Conselho Fiscal
Paulo José do Nascimento Fabrício – Conselho Fiscal
Rogério Montai de Lima – Conselho Fiscal
CONFIRA ABAIXO O DISCURSO DA JUÍZA EUMA TOURINHO:
Boa noite a todos,
Cumprimento os presentes, na pessoa do Presidente da Comissão Eleitoral, Desembargador Alvaro Kalix Ferro e demais membros, Des. Gilberto Barbosa e Isaías Fonseca.
Agradeço nominalmente aos integrantes da chapa União, Coragem e Solidez, pois cada um deles tem papel importante nesta vitória. Meus cumprimentos a: Fabíola Cristina Inocêncio, Ivens dos Reis Fernandes, Kerley Regina Ferreira de Arruda Alcântara, Renato Bonifácio de Melo Dias, Carlos Augusto Teles de Negreiros, Cristiano Gomes Mazzini, Sérgio William Domingues Teixeira, José Antônio Barretto, Silvana Maria de Freitas, Paulo José do Nascimento Fabrício e Rogério Montai de Lima. É uma honra caminhar ao lado de magistrados extraordinários como os senhores.
Agradeço, ainda, ao colega Lucas Niero Flores que integrou a Chapa Avante Magistratura, contribuindo sobremaneira para o êxito do trabalho coletivo obtido no último biênio.
Estendo nosso muito obrigada a todos os funcionários da AMERON, aos nossos contratados e demais prestadores de serviços que com cordialidade, gentileza e ética trabalharam para fazer desta noite uma realidade.
Há exatos dois anos, a Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia empossava, pela primeira vez na história, uma mulher como presidente. Poder ocupar mais uma vez esse honroso cargo é um marco na minha carreira ao saber que um dia terei minha foto na “Galeria de Presidentes” ao lado de consagrados colegas que abriram os caminhos e travaram lutas para que pudéssemos hoje estar aqui.
Tem sido uma bonita e empolgante caminhada. Nessa história, os pontos que permanecem imutáveis, desde a minha graduação em Direito em 1992, são: meu imenso respeito à Constituição Federal, a minha veneração pela democracia, aos direitos e garantias fundamentais e o meu amor pela magistratura e pelo Estado de Rondônia.
Sigo com os mesmos ideais que jurei respeitar em 1999, quando me tornei Juíza de Direito no Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia. Permaneço diariamente buscando exercer minhas funções com coragem, independência e celebrando a Justiça, pois enxergo nela um importante e vital pilar para o funcionamento da sociedade, para o desenvolvimento de Rondônia e do Brasil.
Quando assumi a presidência da Ameron para o biênio 2021-2022, eu e a diretoria nos comprometemos a direcionar todos os nossos esforços para defender as prerrogativas da magistratura e atuar com transparência para alcançarmos maiores ganhos administrativos e de direitos. No início dessa gestão, nosso trabalho também era manter a esperança, pois naquele momento nos dávamos conta que estávamos passando, enquanto sociedade, pelo período mais difícil da história recente: uma pandemia!
Sofremos com distâncias, com o luto. Nos dois últimos anos perdemos colegas magistrados, grandes figuras do Poder Judiciário. Com muitos deles aprendemos que defender o funcionalismo público é defender o próprio estado. A eles toda nossa admiração e compromisso de continuar lutando por um sistema justo e igualitário.
Estendo meus sentimentos e toda a nossa solidariedade àqueles que perderam familiares e amigos para a Covid-19. Os mais de 7.300 rondonienses que essa doença levou não são apenas números. Permanecem vivos na nossa memória e nos nossos corações.
Houve o tempo de chorar, mas também o de sorrir. Graças à ciência resgatamos os abraços, os encontros e as confraternizações para celebrar a vida.
Agora terminadas as eleições, somos um só corpo. Os inimigos estão lá fora e nunca a magistratura precisou tanto de união como agora.
Comprometo-me a defender, cuidar, proteger, a fazer tudo que estiver ao meu alcance a todo a qualquer associado, doando toda minha energia e vitalidade para isso. Serei presidente de todos, não só dos nossos eleitores. Repito, nossos inimigos estão lá fora.
Em respeito ao compromisso assumido e cientes de nossa responsabilidade, trabalhamos para cumprir o que havíamos prometido ainda na campanha passada.
Uma das promessas executadas foi a redução de despesas sem prejudicar a qualidade no atendimento aos associados.
Destaco aqui que entre os direitos obtidos nesta gestão estão a concessão para magistrados aposentados e pensionistas do auxílio saúde e majoração deste para os colegas da ativa, além da implantação da gratificação de acervo, da elevação de auxílio alimentação, indenização de até dois períodos de férias, por ordem cronológica e equalização do 1º grau.
Conseguimos fazer da tecnologia uma aliada com a criação do aplicativo “Onisciente”, que colocou na palma da mão de todos os associados o acesso às prestações de contas detalhadas das receitas e despesas da Ameron. Tecnologia que também trouxe mais segurança a nossa rotina com a portaria eletrônica, garantindo um rigoroso controle das pessoas que circulam pela sede.
Cito, ainda, as melhorias estruturais como as obras e reformas nos salões de eventos em Porto Velho e Ji-Paraná.
Além da presença constante e assertiva da nossa estimada associação nos centros políticos e administrativos, entre eles a Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia e o Congresso Nacional, em Brasília.
Assim como não há democracia sem Poder Judiciário independente, responsável e forte, não há democracia sem imprensa livre. Por isso, participamos ativamente de programas na TV e rádio e encorajamos que cada associado se colocasse prontamente à disposição dos jornalistas quando acionados para entrevistas e checagem de informações referentes ao campo da magistratura. Por igual, produzimos muito material para as nossas redes sociais.
Trabalhamos para informar a sociedade sobre as atribuições dos profissionais do Judiciário. Não só nossas, dos magistrados rondonienses, mas também incluímos os servidores, seja reconhecendo a importâncias destes, seja por meio de parcerias com o SINJUR.
Essa caminhada lado a lado, pela 1a. Vez, fez unir magistrados e servidores numa única família: a família da justiça.
Nosso empenho permanece em distribuir informações verdadeiras, único caminho, junto com a educação, para uma sociedade esclarecida.
Em 2023 a Ameron completará 40 anos. São quatro décadas defendendo e protegendo seus associados. Estou empolgada para chegar a esse marco. Será um momento histórico.
Neste novo biênio 2023-2024 daremos continuidade aos trabalhos, ombreando com a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) para proporcionar a cada um de vocês a concessão de direitos e o amparo que merecem e precisam.
Seremos céleres, firmes e implacáveis para garantir o fortalecimento da Magistratura e da Justiça.
A Ameron é forte porque é uma construção coletiva. A presença de todos vocês aponta que o futuro será brilhante, pautado pela gentileza, pelo espírito coletivo e pela vontade de fazer a diferença.
Enquanto presidente da AMERON me comprometo com a serenidade, prudência, eficiência e com a construção de espaços de liberdade, com vista ao bem de todos.
A magistratura é maior do que todos nós. Por ela, o interesse coletivo será sempre preponderante e colocado à frente de interesses individuais.
Parabenizo a todos vocês, colegas magistrados, que permaneceram atentos, empenhados e devotados a nossa função social, mesmo em tempos difíceis.
Por fim, agradeço a confiança renovada dos eleitores que votaram na CHAPA 1 e a CHAPA 2.
Diante da maior votação histórica dessa Associação: maior número de votos conferidos e maior número de votos dados a uma chapa, hoje temos absoluta consciência que nossa continuidade foi baseada na vontade da maioria indiscutível dos associados. Nossa legitimidade se consolida, mas isso não nos envaidece. Isso aumenta nossa responsabilidade e isso será por nós lembrado todos os dias de nossa gestão.
Que Deus nos abençoe, oriente e nos conduza por meio de suas mãos dadivosas. Muito Obrigada.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/12/juiza-euma-tourinho-e-reeleita-para-presidir-ameron-e-destaca-em-discurso-parceria-com-sinjur-,148601.shtml