TCE/RO
Publicada em 20/12/2022 às 15h09
O Encontro para Análise e Apropriação dos Resultados do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) contou com representantes do TCE-RO, do MPC-RO e dos gestores e equipes dos municípios que implementaram o programa neste primeiro ano
Realizado na tarde dessa segunda-feira (19/12), no auditório do Sebrae/Rondônia em Ariquemes, o I Encontro para Análise e Apropriação dos Resultados do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) serviu como um grande balanço das ações do primeiro ano de implementação do programa nos municípios que integram o Bloco I, que, além de Ariquemes, tem ainda Itapuã D’Oeste, Cujubim, Cacaulândia, Rio Crespo, Alto Paraíso e Monte Negro.
Autoridades representantes do Tribunal de Contas (TCE-RO), do Ministério Público de Contas (MPC-RO), da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de Rondônia (Undime-RO), gestores e servidores dos municípios participaram do evento.
Em sua fala inicial no evento, o Conselheiro Presidente Paulo Curi Neto lembrou que a educação, um dos eixos estratégicos do Tribunal para o ciclo 2021/2028, tem na alfabetização na idade certa uma das prioridades, em razão do baixo índice de alfabetização provocar impacto imediato nos indicadores de reprovação, evasão e abandono escolar.
Dentro dessa proposta, foi criado o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), uma iniciativa em parceria do TCE-RO com as redes de ensino, que teve adesão dos 52 municípios de Rondônia. “O objetivo é contribuir para o aperfeiçoamento e consolidação da Política de Alfabetização na Idade Certa”, disse o Conselheiro Presidente, ressaltando que o “PAIC é uma agenda que dá certo e que dá resultado, como estamos vendo neste evento”.
O Procurador-Geral do MPC, Adilson Moreira de Medeiros, em sua fala na abertura do evento
Já o Procurador-Geral do MPC, Adilson Moreira de Medeiros, ressaltou que a implementação do PAIC representa uma mudança de paradigma em relação à atuação de órgãos de controle. “É uma mudança de visão do controle, em prol de uma causa muito importante que é a educação”, acentuou.
Também os representantes das redes de ensino destacaram a nova forma de atuação do TCE e do MPC em relação à educação. Nesse aspecto, a Presidente da Undime, Luslarlene Umbelina, falou da importância do PAIC. “Ter um órgão de controle ao nosso lado, nos dando suporte, foi e é fundamental para termos hoje esse sucesso que é o PAIC”, completou.
A Presidente da Undime, Luslarlene Umbelina
ENCONTRO
Em relação ao Encontro, a abertura foi feita com apresentação cultural dos alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Roberto Turbay (Educação Integral).
Logo depois, houve a apresentação da professora Rita Paulon, consultora TCE-RO, quanto às ações que envolveram o Programa até o momento, entre os quais, encontros de formação dos profissionais das redes de ensino que atuam diretamente no ciclo de alfabetização, além de diagnósticos, orientações, guias.
Apresentação das consultas do TCE-RO, Rita Paulon e Suely Amaral, e dos gestores dos municípios que implementaram o PAIC no Bloco I
Na sequência, cada Secretário de Educação de município do Vale do Jamari pôde não só apresentar os resultados do PAIC em suas redes de município, como também falar dos avanços e propostas para o futuro.
Já no encerramento, foram entregues placas de homenagem do TCE-RO aos gestores dos municípios do Bloco I, em reconhecimento à dedicação e empenho demonstrados durante a implementação do PAIC em prol dos estudantes das redes de ensino.
Entrega de placas pelo TCE-RO aos municípios em reconhecimento ao trabalho realizado na implementação do Programa de Alfabetização na Idade Certa
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/12/balanco-dos-resultados-da-implementacao-do-paic-nos-municipios-do-vale-do-jamari-marca-evento-em-ariquemes,149237.shtml