Globoesporte.com
Publicada em 24/12/2022 às 09h25
O governador Marcos Rocha (União) aprovou, nesta quinta-feira (22), a lei que institui 3 de agosto como o Dia do Atirador Esportivo em decorrência da conquista da primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos em 1920, que ocorreu na categoria do tiro esportivo.
A Lei de N° 5.494 que institui o Dia do Atirador Esportivo no calendário oficial do estado já está em vigor e foi publicada no Diário Oficial do Estado, assinado pelo governador.
Segundo o texto, a presente data comemorativa tem por objetivo lembrar a primeira medalha de ouro conquistada pelo Brasil em Olimpíadas, em 3 de agosto de 1920, bem como honrar os participantes da equipe de tiro que participaram de tal conquista.
A primeira conquista
Durante os Jogos Olímpicos da Bélgica em 1920, a primeira medalha de ouro foi conquistada no dia 3 de agosto, com o esportista Guilherme Paraense. A disputa ocorreu na prova de tiro rápido de pistola a 30 metros masculino.
A equipe de tiro esportivo também subiu ao pódio e Guilherme Paraense também esteve presente. Na pistola livre, Afrânio da Costa, Dario Barbosa, Fernando Soledade, Guilherme Paraense e Sebastião Wolf foram medalhistas de bronze na categoria pistola livre 50 metros.
A última medalha conquistada nas Olimpíadas deste ano também foi no tiro esportivo. Afrânio da Costa recebeu o prata na categoria pistola livre individual de 50 metros.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/12/governo-de-rondonia-sanciona-lei-que-institui-o-dia-do-atirador-esportivo,149588.shtml