Assessoria/Prefeitura
Publicada em 26/12/2022 às 09h49
Encerrou na quarta-feira (21), o ano letivo das escolas públicas municipais que, segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semed), foi um ano marcado por grandes desafios após 2 anos de pandemia. Em 2022, também houve investimentos expressivos no setor pela Prefeitura Ji-Paraná.
Nos dois anos de pandemia, o ensino foi remoto e ao retornar à forma presencial a Semed teve que somar esforços para alfabetizar e consolidar habilidades do currículo que não foram alcançadas. Para isso, segundo o secretário Ivanilson Pereira de Araújo, foi trabalhado o Projeto de Recomposição de Aprendizagem (Prajipa).
Nele, foram realizadas avaliações em alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino (RME) para verificar os componentes curriculares de língua portuguesa e matemática. “A aplicação das avaliações foi um sucesso graças ao empenho e comprometimento de todos os servidores da Semed”, afirmou Ivanilson Araújo.
“Com esse projeto, conseguimos um desenvolvimento escolar excelente das nossas crianças de 1º ano, que foi igual aos alunos de 3º ano. A meta com os estudantes de 1º ano era alcançar 85% de aprendizagem, e nos estudantes de 2º e 3º ano, o objetivo era de 100% de aprendizagem”, explicou.
Sobre as conquistas da Educação, Araújo destacou os investimentos do Prefeito Isaú que determinou a concessão de 100% das funções gratificadas que estavam desatualizadas havia mais de 8 anos e o biênio que desde 2002 não era repassado aos servidores.
Sobre a atualização tecnológica, foram adquiridas lousas digitais, equipamento que proporciona mais interação com os alunos e o com mundo digital, laboratórios de ciência que traz mais experiências para as crianças e notebooks para todos professores da RME, para realizar o planejamento de aulas e oferecer melhor qualidade do trabalho
“Neste ano letivo, foram contratados 50 servidores e, em 2023, a Semed irá precisar de mais professores para inauguração dos C.M.E.Is Profª Maria Esmeralda A. Oliveira no bairro Jardim dos Imigrantes; Camila Lopes Vagues, no bairro São Cristóvão; Edmilson da Silva Reis no Bosque dos Ipês e Vera Lúcia Oliveira, no bairro Jorge Teixeira.
No transporte escolar, segundo dados da Semed, foram 55 linhas atendidas por 53 ônibus, fazendo um percurso diário na área rural do município, próximo de 5.500 km, levando, em média, 2.200 estudantes, procurando da melhor forma atender à população de Ji-Paraná.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/12/educacao-encerra-ano-letivo-e-projeta-2023-prefeitura-preve-mais-contratacoes-para-escolas,149652.shtml