Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 27/12/2022 às 14h05
Vilhena – Em Rondônia, além de o governador-reeleito Marcos Rocha (UB) assumir um novo mandato a partir de 1º de janeiro, também teremos solenidade de posse do prefeito e vice, delegado Flori Cordeiro (Podemos) e o seu vice, Aparecido Donadoni (PP). Flori foi eleito em eleição suplementar realizada juntamente com o segundo turno das eleições a presidente da República e a governadores, em vários Estados, inclusive em Rondônia, no dia 30 de outubro. Foi necessária uma nova eleição em Vilhena, porque o prefeito e a vice, Eduardo Japonês e Patrícia da Glória, ambos do PV, foram cassados, após denúncias de compra de votos nas eleições municipais (prefeitos e vereadores) em 2020.
Vilhena II – Após uma longa disputa, primeiro na justiça eleitoral de Rondônia e posteriormente no Tribunal Superior Eleitoral (TRE), veio a confirmação da perda dos mandatos de Japonês e Patrícia, com o presidente da câmara de vereadores, Ronildo Macedo (Podemos) assumindo o cargo temporário, até a determinação de eleição suplementar e escolha dos novos prefeito e vice, que terão um mandato tampão até dezembro de 2024. Flori já tem um plano de governo e garante, que Vilhena terá uma gestão inovadora a partir de janeiro do próximo ano priorizando vários setores, que garantem a força econômica, social e política de Vilhena.
Vilhena III – Estão no planejamento de Flori e seus assessores a aplicação de uma gestão pública inovadora priorizando infraestrutura, limpeza e mobilidade urbana, educação, esporte e lazer, saúde e produção rural. A expectativa é grande, porque Vilhena há tempos vem sofrendo com problemas na prefeitura, com a cassação de Rosani Donadon, eleição de Japonês em eleição suplementar, que foi reeleito em 2020, cassado em 2022, e agora a eleição de Flori para comandar o mais importante município econômica, social e politicamente do Cone Sul. Há tempos o clima eleitoral em Vilhena está conturbado e Flori Cordeiro garante que fará uma gestão identificada com os interesses de todos os segmentos da população.
Pimenta – O advogado Caetano Neto, presidente da Associação de Defesa dos Direitos da Cidadania (ADDC), mesmo com as festas natalinas e agora de Ano Novo não dá trégua a políticos, que não agem corretamente. Afirmou que está entrando com Ação Popular com o que ele denominou de “Pacote de Natal”, os reajustes nos vencimentos, que foram aprovados pelos vereadores de Pimenta Bueno. Segundo o combativo advogado, o ato padece de vício de inconstitucionalidade material, porque viola a regra de anterioridade, porque a fixação dos subsídios do prefeito, vice, secretários municipais, “deve ocorrer antes do final de uma legislatura para vigorar na subsequente”, o que não foi o caso.
Bueno – No processo de Ação Popular que Caetano Neto está formalizando, o “novo” salário do prefeito Arismar Araújo de Lima (Patriota), por exemplo deve ser aprovado ao final da legislatura que será encerrada em 2024 passando a vigorar para a legislatura 2025/28. Para o advogado, a “maquiagem” aplicada pelos vereadores (reposição de perdas salariais provocadas pela desvalorização da moeda, decorrente de efeitos inflacionários) é ilegal. Impressiona a falta de um mínimo de ética na política, quando os famosos “”nobres pares” legislam em causa própria ajustando salários em parceria com o poder executivo, que controla todo o “caixa”” público. É o “toma lá, dá cá” e a comunidade, que paga a conta toda fica a ver navios no deserto. É o fim da rosca...
Respigo
As férias estão chegando ao fim com a chegada de um novo ano. A partir de janeiro teremos um novo governo federal, com Lula da Silva (PT) presidindo pela terceira vez o Brasil, apesar de intensas mobilizações de protesto desde as eleições em segundo turno, no dia 30 de outubro +++ Inclusive com atos extremos do fechamento de rodovias por simpatizantes de o presidente Jair Bolsonaro (PL), que foi derrotado. Mas Lula é o presidente-eleito +++ Em Rondônia o coronel Marcos Rocha (PL), que foi reeleito para mais um mandato assumirá no dia 1º, em solenidade marcada para o Palácio das Artes em Porto Velho. Rocha já anunciou alguns nomes de sua equipe de governo +++ Mas faltam os de diversos secretários e de assessores linha de frente. Inclusive do ex (prefeito, deputado federal e estadual) Carlos Magno, que foi da maior importância nas eleições em segundo turno, que reelegeu Rocha.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/12/vilhena-tera-novo-prefeito-a-partir-de-janeiro-o-toma-la-da-ca-entre-executivo-e-legislativo-em-pimenta-bueno-posse-de-rocha-e-a-espera-por-novos-secretarios-,149787.shtml