Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 29/12/2022 às 14h06
Prefeito – Na coluna postada na quarta-feira (29), fizemos uma previsão do que poderá ocorrer nas eleições a prefeito de Porto Velho, onde ao menos oito nomes estão em condições de ser o sucessor do prefeito Hildon Chaves (UB), que já foi reeleito em 2020 e não poderá concorrer em 2024. Os deputados federais Léo Moraes (Podemos), Mariana Carvalho (PRB) e Mauro Nazif (PSB), já foram citados na coluna anterior, assim como o ex-governador Daniel Pereira (Solidariedade) e o advogado e professor universitário Vinícius Miguel (PSB), único dos prováveis candidatos a governar Porto Velho a partir de 2025, que nunca teve mandato político-eleitoral.
Prefeito II – Na lista de hoje, conclusiva sobe o assunto futuro prefeito da capital de Rondônia, temos a ex-vereadora de Porto Velho, Cristiane Lopes (UB), que concorreu à prefeitura nas eleições de 2020 e perdeu para Hildon Chaves, que se reelegeu. Nas eleições deste ano, Cristiane, que era suplente de deputada federal concorreu novamente ao cargo e se elegeu. Ela será empossada no dia 1º de fevereiro junto com os demais deputados federais e senadores para compor o novo Congresso Nacional. E certamente será um nome dos mais expressivos e em condições de se eleger prefeita da capital de Rondônia. Cristiane tem uma ótima aceitação popular e, em 2020, abriu mão de se reeleger – e conseguiria sem dificuldades– para enfrentar uma eleição à prefeitura, deixando para traz bons candidatos.
Prefeito III – A concorrência para governar Porto Velho tem mais uma mulher e, a exemplo das demais, “boa de voto”. A ex-senadora Fátima Cleide, do PT é nome forte do partido na sucessão municipal da capital. Com ótima passagem pelo Senado Federal, Fátima é o nome de maior expressão do PT, para a disputa sucessória municipal de 2024. Foi autora da Emenda Constitucional 60, que trata da transposição dos servidores do Estado de Rondônia, que foram contratados no período de 1981 a 1991. No grupo em condições de concorrer à prefeitura da capital, Fátima, filiada e uma das fundadoras do PT na década de 80 e a primeira mulher nascida em Rondônia eleita ao Senado. É um nome a ser considerado quando se trata da sucessão municipal da capital.
Prefeito IV – Finalizando o balanço sobre os prováveis nomes em condições de concorrer a prefeito de Porto Velho, está o jovem deputado estadual, Marcelo Cruz (Patriota), que foi reeleito nas eleições de outubro último com 18.798 votos, o sétimo mais bem colocado dentre os 24 reeleitos e eleitos para a próxima legislatura, quando teremos 11 novos parlamentares. Marcelo tem uma carreira política positiva, passando pela câmara de vereadores da capital e eleição a deputado estadual em 2018. Hoje, além de se reeleger para mais um mandato, como o sétimo mais bem votado, Marcelo preside o Patriota no Estado, o seu partido elegeu mais dois deputados, Ribeiro do Simpi e Edevaldo Neves.
Prefeito V – O leitor da coluna, após a veiculação da de ontem e na de hoje tem um apanhado geral dos prováveis nomes, que deverão concorrer à Prefeitura de Porto Velho. Faltam menos de dois anos, para as eleições municipais quando serão eleitos –ou reeleitos– os novos prefeitos e vereadores para um novo mandato que terá início em 2025. Dos oito nomes, três são mulheres, todas em condições de comandar o maior município de Rondônia com colégio eleitoral acima de 330 mil eleitores, número que deverá ser ampliado até as eleições de 2024. Iniciando o terceiro ano do segundo mandato, Hildon Chaves tem outros planos para as futuras eleições e seu nome já está sendo cotado, pelo seu novo partido, o União Brasil (ele foi eleito e reeleito pelo PSDB), para concorrer ao governo do Estado ou a uma das duas vagas ao Senado, que estarão em disputa em 2026.
Respigo
Crescem os comentários, que o deputado estadual Marcelo Cruz (Patriota-PVH), que preside o seu partido no Estado é nome de ponta para assumir a presidência da Assembleia Legislativa (Ale) a partir de fevereiro do próximo ano. Hoje a Casa de Leis é presidida pelo deputado Alex Redano (PRB-Ariquemes) +++ No dia 1º de fevereiro os deputados reeleitos e eleitos em outubro último serão empossados. E também será eleita a nova Mesa Diretora para os próximos dois anos +++ O experiente vereador Sóstenes Silva (PP) que já foi prefeito interino, foi eleito para comandar o legislativo municipal para biênio 2023/24. Sóstenes foi eleito em 2020 com votação expressiva +++ Além de Sóstenes presidente, foram eleitos Marcelo Stocco (PTB), vice; Sérgio Tobias (PL), primeiro secretário e segundo secretário Juninho Coelho (PMN). Não há dúvidas que o legislativo municipal de Pimenta Bueno está muito bem servido pelos novos vereadores da Mesa Diretora.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2022/12/cristiane-e-fatima-na-lista-a-provaveis-candidatos-em-porto-velho-marcelo-cruz-tambem-nao-deve-ficar-fora-camara-de-pimenta-bueno-tem-novo-presidente-,149989.shtml