Folha do Sul
Publicada em 02/01/2023 às 08h30
Tomou posse como prefeito de Vilhena nesta tarde de domingo, 01, como novo prefeito de Vilhena, o delegado da Polícia Federal Flori Cordeiro de Miranda Junior e seu vice, o engenheiro florestal Aparecido Donadoni. A cerimônia aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores, com presença de autoridades, líderes religiosos, comerciais e sociais, edis, membros da atual e futura gestões, bem como público em geral. Na oportunidade era esperado que Flori anunciasse seu secretariado, o que não aconteceu.
O evento começou às 16h18 e foi palco também da posse da mesa diretora do segundo biênio da Legislatura atual da Câmara de Vereadores. Com auditório lotado, a solenidade marca o início do mandato de dois anos de Flori (Podemos), que substitui Ronildo Macedo, prefeito interino que assumiu o cargo após a cassação de Eduardo Japonês (PSC), em julho deste ano. O interino, inclusive, participou da posse já como vereador, sem direito à palavra, voltando para sua cadeira fora da mesa diretora, que estava ocupada por França Silva, seu suplente que assumiu o cargo enquanto Ronildo exercia o mandato temporário na Prefeitura.
O frei Carlos Antônio Rodrigues da Silva, Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, fez uso da palavra, afirmando que o poder emana de Deus e que Ele está dando aos empossados o poder de servir à comunidade.
Flori, já empossado, afirmou em seu discurso que fará uma gestão diferente das anteriores. “Nessa eleição municipal ficou claro o desejo de mudança de rumo pela população, foi uma virada de esquina. Foi um não aos antigos. Quero oferecer serviços públicos bem prestados e não tapas nas costas bem dados. Trarei novos formatos de organizar a Prefeitura para ela voltar a ser vocacionada a atender os mais carentes”, enfatizou.
Em algumas falas mais polêmicas, o prefeito usou a expressão “paróquia” em tom pejorativo, apesar de haver um frei católico na audiência. “Me parece que a política, os senhores me desculpem a palavra, de paróquia, está, se não finda, muito próxima por acabar por aqui ante o crescimento vertiginoso de Vilhena, que se expandiu por todos os lados”, disse.
Em outro momento, deixou a entender que não atenderá demandas individuais ou particulares, mas que isso não será regra inquebrável. “Não esperem em mim um prefeito de varejo, às vezes pode ser que aconteça, às vezes é necessário, mas um prefeito que tentará pensar a cidade e descentralizar os afazeres para agilizar os serviços e atingir mais pessoas”, explicou.
O delegado pediu ainda ajuda da população e disse que o futuro do município depende de todos. “Me ajudem a governar. Mesmo que seja do prefeito a última palavra, é de responsabilidade compartilhada com a sociedade civil o rumo que se dá a cidade. Deus nos encaminhe”, solicitou.
O vice-prefeito Aparecido Donadoni usou a palavra para comentar o momento político do país. “Estamos atravessando um momento turbulento no campo político da nossa nação. Nuvens escuras pairam no horizonte nos dias vindouros. Precisamos de paz, honestidade, compromisso e trabalho. Nunca fui político e me arrependo porque poderia ter feito muito mais por nossa cidade, Estado e país. Talvez estejamos num momento tão obscuro em nossa pátria porque os bons sempre ficam de braços cruzados, incluindo eu e você, cada um de nós”, disse.
Afirmou ainda estar feliz de ser vice de Flori. “Estou honrado em ser vice do doutor Flori, jovem honrado e inteligente. Conte comigo por uma Vilhena melhor. A partir de hoje serei funcionário público do Município de Vilhena. Coloco-me à disposição de vocês para construir uma cidade melhor, da qual tenhamos orgulho”, destacou.
Samir Ali, presidente da Câmara de Vereadores, salientou que a Casa buscará ser protagonista na política local e não se curvará à Prefeitura, enquanto rechaçou brigas individuais. “Teremos um Legislativo firme e trabalhador, autônomo, com protagonismo e de muitos resultados. Esta Casa estará sempre à disposição para os bons projetos da Prefeitura. Somente unidos, alheios às desavenças pessoais, compartilhando dos mesmos objetivos de contribuir para nossa cidade é que iremos construir uma cidade próspera e digna”, disse Samir, que se emocionou ao dedicar a vida e o mandato a seu filho, presente na plateia.
A cerimônia durou 46 minutos e foi transmitida ao vivo também pelo Youtube da Câmara de Vereadores, onde podem ser conferidos os discursos completos das autoridades.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/01/delegado-flori-assume-prefeitura-de-vilhena-em-cerimonia-na-camara-de-vereadores,150172.shtml