Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 02/01/2023 às 10h39
2023 – Iniciamos mais um ano. Como sempre motivados por esperança e de um futuro melhor com as posses de presidente da República, governadores e respectivos vices eleitos em outubro último. E a esperança de um Brasil e de uma Rondônia melhores. Em nível de Brasil o retorno da esquerda radical com Lula da Silva (PT) na presidência, para cumprir seu terceiro mandato como mandatário maior da política nacional, após 4 anos de direita radical com Jair Bolsonaro (PL) na presidência da República, que não conseguiu a reeleição, gera expectativa. Lula vai comandar um País diferente do que ele deixou, pois terá que conviver com os novos “jornalistas”, que utilizam as redes sociais. Hoje, cada portador de um celular é “jornalista”, “repórter-fotográfico”, “repórter”.
2023 II – Pela mobilização radical, após as eleições que elegeu Lula contestando o resultado das urnas eletrônicas com a alegação de fraude, o novo presidente terá muitas dificuldades em conseguir ajustar a “máquina” administrativa. A mudança que iniciou ontem (1º) é gigante. É como virar um colchão e exigirá muita habilidade dos petistas e seus simpatizantes, pois certamente a direita irá pressionar o governo 24 horas. A diferença entre Lula e Bolsonaro, segundo as urnas eletrônicas não foi expressiva (50.90% - Lula e 49,10% dos votos válidos – Bolsonaro). E ainda, há contestação do resultado, pois ao menos uma determinação constitucional não foi cumprida, a apuração dos votos de forma aberta.
2023 III – Em Rondônia não teremos mudanças radicais no processo político estadual, pois Marcos Rocha (UB) se reelegeu governador, após vencer o senador Marcos Rogério (PL), que chegou a assustar o favoritismo de Rocha. Pela relação da equipe de ponta, que comandará o Estado divulgada pelo governador, não teremos mudanças radicais. E de fato não tem tanta importância, pois a reeleição de Rocha, mesmo conseguida com muito trabalho, demonstra que a maioria da população está satisfeita com o seu desempenho à frente do Poder Executivo. Rocha tem bom relacionamento com os deputados estaduais e 4 dos oito deputados federais são do partido presidido por ele no Estado, o PL.
2023 IV – A renovação dos deputados na Assembleia Legislativa (Ale) nas eleições de outubro último foi superior a 60%. Dos 24 parlamentares reeleitos e eleitos, cinco são do União Brasil. A não ser PSB, PT e PSC, Rocha certamente não terá dificuldades para administrar, pois tem a maioria dos deputados fechados com ele. Para um chefe de Poder Executivo é fundamental ter o apoio da maioria dos deputados, pois são eles que criam e aprovam leis, apresentam indicações, proposições, analisam e aprovam o Orçamento do Estado para os exercícios. Além de elaborarem leis, são os “fiscais” do povo, assim como são os vereadores na administração municipal. É importante ter deputados como parceiros, mas sem conivência. Parceria não quer dizer submissão. Rocha tem tudo para realizar um governo acima da média neste segundo mandato iniciado no domingo (1º).
Vilhena – O município de Vilhena tem novo prefeito, o delegado da Polícia Federal (PF), Flori Cordeiro (Podemos), que foi eleito em eleição suplementar realizada junto com o segundo turno das gerais, que elegeram Lula da Silva (PT) presidente e governadores, inclusive, o de Rondônia, Marcos Rocha (UB). Flori foi empossado no domingo (1º) e apresentou a lista dos secretários e assessores, que estarão junto a ele neste mandato-tampão de dois anos, pois o prefeito e vice, Eduardo Japonês e Patrícia da Glória, ambos do PV, eleitos em 2020 foram cassados por crime eleitoral. A equipe de Flori é mais técnica que política. Técnicos são fundamentais, também, na administração pública, mas a ação política representa o equilíbrio. É importante destacar, que em política nem sempre a menor distância é uma linha reta.
Respigo
Agradecimentos ao jovem deputado estadual Aziz Rahal (Patriota) pela Medalha de Mérito Legislativo proposta por ele e aprovada na última semana no plenário da Assembleia Legislativa (Ale). Extensivos aos demais parlamentares, que aprovaram a honraria, que muito nos orgulha, após 29 anos militando na Imprensa de Rondônia +++ Não conseguimos fazer tudo o que queríamos, mas estamos buscando sempre a informação sem agressões e badalações. Não se pode confundir fatos com boatos, ou fake news na linguagem mais moderna +++ Com a posse de o governador Marcos Rocha (UB) para um segundo mandato consecutivo, as atenções na política estão voltadas para a posse dos deputados estaduais no dia 1º de fevereiro. Além da solenidade de posse, teremos a escolha do novo presidente do legislativo estadual para o próximo biênio +++ Nos bastidores da política o que mais se comenta é sobre o futuro presidente da Casa do Povo, que já estaria definido. E o emergente Marcelo Cruz, que preside o Patriota no Estado e se reelegeu com votação expressiva (18.798 votos), o sétimo mais bem votado em 2022, seria o próximo presidente do legislativo estadual.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/01/mudanca-radical-no-processo-politico-eleitoral-no-brasil-em-rondonia-rocha-comanda-o-estado-por-mais-4-anos-flori-assume-mandato-tampao-em-vilhena-,150193.shtml