Cacoal Notícias
Publicada em 03/01/2023 às 12h33
Espigão do Oeste;RO - Os homens, inclusive jovens e algumas mulheres, que “moram” na Praça Municipal Nilo Balbinot em Espigão do Oeste, RO estariam importunando as pessoas que frequentam o local.
“Eles pedem dinheiro e quando a gente diz que não tem, alguns ficam bravos com a gente”, disse uma pessoa que conversou com o site.
Os moradores de rua já foram “tema de várias reportagens”. Desde 2009, que a quantidade vem aumentando gradativamente. Antes, eram apenas alguns, mas atualmente superam uma dúzia, pelo menos.
Além de ficarem amontoados bebendo e pedindo dinheiro na praça, os moradores de rua também vão aos comércios, onde adentram, incomodam clientes, comerciários e comerciantes, além de promoveram confusões entre si, oferecendo perigo.
A maioria dos jovens que frequentam os locais onde os moradores de rua se concentram na praça, têm familiares no município. Eles bebem até cair e dormem em qualquer lugar.
Quando acordam, geralmente com fome e com vontade beber mais, importunam quem está na praça e o comércio local. Em maio de 2021, a vereadora Delker Nobre, atual presidente do poder legislativo, fez pedidos de providência.
A época e, vale citar que atualmente não é diferente, a não ser que é crescente o número de moradores e de registros de importunação, a parlamentar destacou que as atuais condições da praça, atraíam os ébrios e moradores de rua para o local, tornando impróprio para frequentação das famílias, objetivo principal e finalidade ímpar, da praça.
Em 2021, um Projeto de Lei foi divulgado por Delker. A época o PL estaria em andamento, já com um esboço. O nome “Programa Casa de Passagem” seria apresentado em plenário.
Em 2021, o programa foi apresentado aos demais vereadores, que foram convocados para dialogar e buscar juntos, alternativas e soluções viáveis para inibir a presença dos moradores de rua na praça e no centro de Espigão do Oeste.
Nesta semana, imagens foram registras de longe, pois a presença de alguém com um celular ou equipamento de reportagem na mão, provoca desconforto e os moradores de rua ameaçam com palavras e xingamentos.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/01/praca-municipal-continua-sendo-alvo-de-reclamacoes-de-moradores-que-sao-constantemente-importunados,150260.shtml