ascom
Publicada em 05/01/2023 às 15h09
Em duas cerimônias realizadas no dia 27 de dezembro, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, certificou as turmas do Curso Técnico em Eletrotécnica das modalidades Subsequente e Integrado ao Ensino Médio e do Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio.
Pensando no futuro e nos desafios, Nicolas Costa Feitoza, que se formou em Edificações, disse que eles estão vencendo um desafio, pois só a metade dos alunos que ingressaram puderam chegar até o final. Nesta nova etapa, ele pretende cursar Ciências Políticas ou Relações Internacionais. Já Melissa Falarino Borchar disse que quer exercer a profissão com melhor conhecimento e aprendizados éticos. Ela vai seguir para as áreas de Psicologia ou Engenharia Elétrica.
Relativas ao ano de 2022, as cerimônias foram acompanhadas pela Pró-Reitora de Ensino, Sheylla Chediak, que na ocasião representou o Reitor Pró-Tempore do IFRO, Edslei Rodrigues de Almeida, e pelo Diretor de Planejamento do Campus Calama, Sidivan Alves do Nascimento, que representou o Diretor-Geral, Leonardo Pereira Leocádio. O Coordenador do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Eletrotécnica, Ricardo Bussons da Silva, foi representado pelo Professor Alessandro de Almeida. O juramento foi feito pelo formando Deilsson Charles Silva do Vale, que declarou exercer a profissão “com responsabilidade e dedicação, seguindo os princípios éticos, da honestidade e da humildade, estimulando o conhecimento científico, buscando novas tecnologias, em benefício de uma sociedade mais consciente e justa”.
Em seguida, a Reitora Substituta, Sheylla Chediak, fez a certificação simbólica aos formandos em Eletrotécnica: Deilsson Charles Silva do Vale e Flávia Mariano da Silva Oliveira. Na sequência, nova cerimônia foi aberta para a certificação dos alunos do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Eletrotécnica, tendo feito o juramento o formando Sérgio Paulo Neves dos Santos. O formando Nicolas Costa Feitoza prestou juramento junto aos formandos do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Edificações.
Salomão Henrique Silvestre, do Curso de Eletrotécnica matutino, saudou os formandos de sua turma e destacou nominalmente o empenho e a dedicação de todos os professores do curso: Victor Akira, Alessandro, Victor Queiroz, Douglas, Raian, Tati e Ricardo, Erik e Fernando Gromiko. Lembrou os 40 alunos que iniciaram o curso ainda em 2020 e, apesar dos que desistiram, destacou que viu os grupos se formando para se fortalecerem e superarem as dificuldades das atividades que lhes proporcionaria a formação.
Vinícius Borges Coelho, do curso de Eletrotécnica vespertino, saudou a todos lembrando a turma “que sempre prezou pelo respeito e companheirismo nos momentos de dificuldade e inseguranças”. Lembrou com pesar os colegas que não conseguiram chegar ao final para acompanhá-los no momento de formatura. Também falou sobre as dificuldades enfrentadas no período de pandemia da covid-19. Agradeceu a todos os professores e citou as professoras Tayana Maria Tavares Marques, Márcia Sousa de Oliveira e Ariadne Dias de Almeida, “que sempre buscaram manter um ambiente agradável em sala de aula e prezaram pelo respeito aos alunos”. Também citou os professores Josieudo Pereira e Maria Odaíse, “pelas aulas dinâmicas e auxílio às turmas”. Agradeceu ao Professor Victor Queiroz e ao líder da turma Andrey Lucas de Oliveira Branco “que sempre lutou pelos interesses da turma e pela busca de soluções para os problemas enfrentados”.
Anni Vitória Neris de Souza, da turma de Edificações matutina, disse que todos levarão as lembranças das ações construídas, como os jogos internos, a Semana de Educação para a Vida, o Arraial do Calama e os projetos para apresentação no Connepi (Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação). Agradeceu aos professores, como também aos pais e familiares por “nos fazer enxergar um pouco mais do mundo lá fora. Gratidão a todos”.
Sabrina Lima dos Santos, do Técnico em Edificações vespertino, agradeceu ao Coordenador do Curso de Edificações, Fredi Rodrigues da Silva, como também aos demais professores do curso e aos pais e familiares que apoiaram os alunos que estão se formando. “Hoje marcamos o fim de uma etapa cheia de lutas, vitórias, incertezas, choros e alegrias. Sabemos as dificuldades que teríamos de passar, porém, havia esperanças de que um dia tudo iria melhorar”, disse, ao referenciar o período de pandemia. Referenciou o mágico Alvo Dumbledore para afirmar que “são nossas escolhas que revelam o que realmente somos, muito mais do que nossas qualidades”.
Foram Paraninfos das turmas de Eletrotécnica os professores Maria Odaíse Silva dos Santos e Marcos Neves Fonseca; e de Edificações as professoras Lídia Bruna Teles Gonzaga e Graziela Tosini Tejas. O patrono do curso de Eletrotécnica foi Josieudo Gaião, e do curso de Edificações, Celso José Roberto Soares Júnior. A professora Lídia Bruna destacou estar lisonjeada por ser a paraninfa e representar os professores homenageados e os servidores que colaboraram para o desenvolvimento e formação da turma. Ela também destacou como todas as dificuldades foram transformadas em sucesso, lembrando como os alunos a animavam a seguir mesmo num dia em que os ânimos não cooperavam. Destacou o esforço que todos fizeram para alcançar essa primeira etapa da carreira acadêmica, afirmando serem as lembranças positivas que nos dão forças para seguir e superar os momentos difíceis. Também agradeceu o empenho dos familiares para a formação dos acadêmicos e desejou sucesso a todos.
Os formandos foram representados pela aluna Melissa Falarino Borchar na certificação simbólica do curso de Eletrotécnica; e do curso de Edificações, pela aluna Rafaela França Marini. Ao discursar, o Diretor de Planejamento Sidivan Nascimento agradeceu a parceria dos que acreditaram na instituição. Lembrou que não sabiam como lidar com a pandemia e que as ações foram tomadas para não prejudicar o estudo dos alunos. Disse que fizeram o possível para atender a todos com o intuito de preservar a vida. Lembrou que todos os servidores contribuíram de alguma forma para o aprendizado dos alunos que ora se formam. Parabenizou-os por essa nova etapa no campo acadêmico e profissional.
A Reitora Substituta, Sheylla Chediak, parabenizou inicialmente a conclusão dos formandos do curso subsequente de Eletrotécnica. “Ficamos felizes com a caminhada de vocês, com essa parceria, e esperamos que aproveitem a certificação e façam bom proveito dela. Bem-vindos à profissão e uma jornada de sucesso”. Ela transmitiu as congratulações e votos de sucesso profissional enviados pelo Reitor Edslei a todos e se disse honrada por representá-lo e também por fazer parte da equipe docente do Campus Calama. Agradeceu aos professores e expressou sua admiração pelo profissionalismo na condução do trabalho educativo do IFRO. Ela exaltou o esforço que cada um teve que fazer para “superar um momento de crise sanitária global, que restringiu a interação humana”, pois é preciso estar próximos para desenvolver o aprendizado.
“Hoje vocês são reconhecidamente profissionais qualificados para atuar no mundo do trabalho e, pelo acesso que tiveram, estão preparados para se comprometerem com o desenvolvimento humano, social e ambiental, na perspectiva dos direitos humanos, do combate às desigualdades, com princípios éticos e democráticos”, finalizou Chediak.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/01/campus-calama-realiza-certificacao-dos-cursos-tecnicos-em-eletrotecnica-e-edificacoes,150500.shtml