G1
Publicada em 09/01/2023 às 10h30
Artista plástico e ex-BBB, Adriano Luiz Ramos de Castro foi um dos participantes dos atos golpistas que aconteceram em Brasília neste domingo (8), quando bolsonaristas radicais, golpistas e criminosos invadiram e depredaram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto, sede da Presidência da República.
Conhecido pelo apelido Didi Red Pill, Adriano Castro tem 54 anos e é natural de Salvador, na Bahia.
Participante do "BBB1", Adriano foi o responsável por criar o termo "paredão" no jogo. Antes, a disputa para a permanência no programa era chamada apenas de berlinda.
Adriano foi o sexto eliminado do jogo depois de enfrentar um paredão contra a participante Vanessa (vice-campeã da edição) e receber 74% dos votos.
No discurso de eliminação de Adriano, Pedro Bial citou que ele, que se dizia um arrogante confesso, passou um pouco do ponto. "Tem gente que te achou antipático, agressivo demais. Até seu senso de humor, que é às avessas, foi mal compreendido", afirmou o apresentador na época.
Atualmente, Adriano conta com um canal no Youtube sobre política. "Aqui o Bicho Pega, Política Falada sem Papas na Língua" é a descrição da página, na qual Adriano transmitiu imagens ao vivo dos atos terroristas em Brasília.
O canal conta com mais de 228 mil inscritos. Já a página de Adriano no Instagram, que contava com quase 100 mil seguidores, está fora do ar.
Pelo YouTube, pouco antes da invasão ao Congresso Nacional, Adriano fez um breve vídeo mostrando a chegada dos ônibus com bolsonaristas radicais na região.
"Tem que deixar bem longe do acampamento, que infelizmente não está sendo permitido que eles estacionem lá dentro. Bora, patriotas. Bora galera, é selva, vamos nessa", grita Adriano, incentivando a invasão.
Além de participar dos atos terroristas em Brasília, Adriano participou de atos em Salvador no final do ano passado. Em sua página no Twitter, ele escreveu, em 26 de novembro de 2022: "26 dias consecutivos nas ruas da Bahia. Não vamos desistir."
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/01/ex-bbb-insuflou-terrorismo-em-brasilia-e-participou-de-ataques,150710.shtml