Assessoria
Publicada em 12/01/2023 às 10h52
Nesta quarta-feira, 11, a Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania - Sesdec anunciou que esteve atuando para coibir possíveis manifestações que vão em desencargo à Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental - ADPF nº 519 do Distrito Federal. O documento foi assinado neste mesmo dia pelo Supremo Tribunal Federal – STF.
Segundo a Secretaria, uma suposta mobilização intitulada "Mega Manifestação Nacional - Pela Retomada do Poder", teria sido marcada para ocorrer nesta quarta-feira, no Espaço Alternativo da Capital rondoniense. Durante todo este dia, equipes de segurança permaneceram no local e não constataram atitudes pró-manifestos.
Mesmo depois dos episódios ocorridos no último domingo (8), em Brasília, a nova mobilização foi sendo divulgada por meio de redes sociais nas capitais brasileiras. Em alerta, a ADPF teve o objetivo de levar aos Estados, a importância das autoridades locais a garantia da segurança pública, além de evitar ameaças ao Estado Democrático de Direito.
O chefe do Executivo de Rondônia, Marcos Rocha, destacou a atuação da Secretaria em prezar pela ordem constitucional, o que caracteriza na preservação e no respeito às instituições. “A ordem e a legislação devem sempre nortear a população quando se trata de Estado Democrático de Direito. Reforçamos que manifestar também é democracia, mas praticar hostilidade e destruição não se pode tolerar. Acreditamos no respeito à ordem para um País cada vez mais forte”.
O documento de Arguição, que atende a uma solicitação da Advocacia-Geral da União - AGU, também prevê o impedimento de qualquer tentativa de ocupação ou bloqueio de vias ou rodovias, bem como de espaços públicos em todo o País.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/01/forcas-de-seguranca-publica-de-rondonia-atuam-para-atender-a-adpf-n-519-do-distrito-federal,151027.shtml