Waldir Costa / Rondoniadinamica
Publicada em 13/01/2023 às 15h05
Vereadores – Projeto aprovado em dezembro aumenta de 21 para 23 vereadores a composição da Câmara Municipal de Porto Velho. Esta semana veio a confirmação de mais dois vereadores a partir de janeiro de 2025 comporem o legislativo municipal. Ocorre que a decisão dos “nobres pares” provocou reações diversas junto à população, quase todas negativas, contra a ampliação do número de vereadores. Outro questionamento é sobre o Censo do IBGE de 2022, que apresentou um resultado surpreendente da redução de quase 100 mil habitantes na capital de Rondônia, que antes era 548.952. Esperava-se mais de 600 mil e, segundo o Censo realizado em 2022 é de 461.748. Segundo a tabela para composição da câmara de vereadores municípios de 428.572 até 476.190 habitantes devem ter 18 vereadores. Porto Velho, hoje, com pouco mais de 461 mil habitantes teria no máximo 18 vereadores. Um prato cheio para o presidente da Associação de Defesa dos Direitos da Cidadania (ADDC), advogado Caetano Neto.
Vilhena – A administração do prefeito de Vilhena, Flori Cordeiro (Podemos), que assumiu no primeiro dia do ano para um mandato-tampão até dezembro de 2024 inicia com ações inovadoras, como a do secretário da Semplan (Planejamento), Kleyson Orlando, que disponibilizou um questionário à população para sugerir ações visando a melhoria no atendimento do serviço público. Além de o link https://bit.ly/FormularioSemplan onde as pessoas apresentam sugestões à administração municipal também podem colaborar com a pesquisa apontando a câmera do celular para o QR Code e acessar o formulário. É uma maneira rápida e eficiente de os moradores priorizarem o que é preciso ser feito pelo prefeito e assessores de forma simples e direta. Contatos também podem ser feitos pelo telefone (69) 3321.4084.
Terror – Há tempo não tinha a oportunidade de ler um texto enxuto, explícito, direto como do meu ex-chefe de redação do jornal “O Paraná”, de Cascavel, Antônio Sbardelotto sobre um assunto tão delicado como a baderna em Brasília do domingo (8). Por isso vamos reproduzi-lo. “No afã de dar respostas rápidas à sociedade apreensiva pelos acontecimentos do último domingo (8), mas sobretudo de mandar um recado direto e reto a grupos que insistem na tese de voltar a tocar o terror em Brasília e outras capitais, o governo federal elaborou a toque de caixa uma lista de 52 pessoas físicas e sete jurídicas e pediu à Justiça que cobre delas R$ 6,5 milhões, que é o valor estimado pelo quebra-quebra provocado na capital do País por uma legião de pessoas que não sabe diferenciar sequer patriotismo de banditismo.
Terror II – “Acontece que as provas materiais de que dispõe a Advocacia-Geral da União para tanto são totalmente inconsistentes, na medida em que são apenas comprovantes de depósitos feitos em prol de manifestantes que, alguns excessos à parte, até então vinham agindo de maneira civilizada para manifestar sua insatisfação com o resultado não só do pleito de outubro último, mas de todo o processo que levou à recondução de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República. Parece óbvio que os financiadores desse crime sem precedentes na história brasileira não foram exatamente os nomes constantes da dita lista, ao menos em sua grande maioria, até porque se soubessem que o dinheiro doado era para esse fim não cometeriam a infantilidade de deixar rastros dos repasses feitos. Afinal, bandido que "se preza" costuma dar o tapa e esconder a mão. Resumindo: os verdadeiros culpados seguem por aí, livres, leves e soltos, e da noite para o dia não será possível responsabilizá-los na medida exata da culpa de cada um, incluídos aí autoridades que lá atrás adotaram decisões e condutas que acenderam os diferentes estopins que acabaram incendiando o País como um todo”. (Site “Alerta Paraná”)
Respigo
Sexta-feira, 13, segundo a igreja católica. A cultura ocidental associa tanto o número 13 quanto a sexta-feira ao azar por causa da morte de Jesus Cristo +++ Isso porque sua última ceia aconteceu em uma quinta-feira, um dia antes da crucificação, com seus 12 discípulos, totalizando 13 pessoas na refeição. Porém, entre eles, estava Judas, discípulo traidor +++ Hoje tem adesivaço da Banda do Vai Quem Quer, maior bloco carnavalesco do Norte do País em Porto Velho. Os primeiros veículos a serem adesivados receberão uma camiseta da BVQQ +++ O adesivaço acontecerá em frente ao Império Pet (avenidas Rio Madeira e Rio de Janeiro) a partir das 15h. Siça Andrade, filha do saudoso Manoel “Manelão” Mendonça, que hoje preside a BVQQ estará no local comandando o evento.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/01/o-polemico-aumento-do-numero-de-vereadores-no-legislativo-de-porto-velho-os-verdadeiros-culpados-vilhena-informatizando-a-administracao-publica,151173.shtml