Correio do Brasil
Publicada em 19/01/2023 às 15h06
O vulcão, que é considerado jovem (tem aproximadamente 300 mil a 600 mil anos) é um dos mais ativos do Havaí e suas erupções são efusivas, ou seja, a lava desliza rapidamente e atinge grandes distâncias.
O Kilauea, vulcão localizado no arquipélago do Havaí, entrou em erupção novamente desde o dia 5 de janeiro. Sua atividade foi capturada pela imagem do satélite Landsat 8, em 11 de janeiro, que permite ver o brilho intenso da lava.
O vulcão, que é considerado jovem (tem aproximadamente 300 mil a 600 mil anos) é um dos mais ativos do Havaí e suas erupções são efusivas, ou seja, a lava desliza rapidamente e atinge grandes distâncias.
O Kilauea está próximo ao Mauna Loa, que é o maior vulcão ativo do mundo.
De acordo com o Observatório da Terra da Nasa, várias fontes de lava se tornaram ativas na cratera Halema’uma’u na tarde de 5 de janeiro.
“Uma grande explosão de lava atingiu 50 metros de altura e cobriu o chão da cratera com lava. À noite, a lava havia se derramado através da cratera a profundidades de quase 10 metros”, comunicou o Observatório.
O informe também diz que o nível de atividade entre setembro de 2021 e dezembro de 2022 permitiu que fosse criado um lago de lava ao redor do Kilauea.
Desde 1983 acordado
O vulcão entrou em erupção quase contínua de 1983 até 2018, quando uma erupção de meses criou fluxos de lava lentos que destruíram quase 700 casas, segundo a Nasa.
“Desde a erupção de 2018, o Kilauea tem entrado em erupção esporadicamente”, informou o observatório. “Essas erupções recentes foram contidas dentro da cratera Halema’uma’u como lagos de lava.”
Quando o Kilauea despertou, o Mauna Loa parou sua atividade. Eles não são fisicamente conectados, mas fazem parte do mesmo sistema de hotspots. O comunicado do Observatório sugere que a atividade vulcânica pode influenciar um ao outro de alguma forma.
A imagem obtida pelo Operational Land Imager (OLI) no Landsat 8 é um composto de cores naturais sobrepostas com cores falsas para destacar a assinatura infravermelha (vermelha) da lava, e permite ver que a atividade na caldeira do Kilauea estava concentrada em um grande lago de lava na metade oriental da cratera Halema’uma’u.
O Kilauea está entre os pontos turísticos do arquipélago havaiano mais procurados, tanto que muitos hotéis ficam na região.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/01/satelite-registra-imagem-de-vulcao-havaiano-em-erupcao,151648.shtml