Assessoria/Prefeitura
Publicada em 04/02/2023 às 09h58
Uma palestra, realizada nesta sexta-feira (3), marcou o encerramento das ações da Campanha Janeiro Roxo, mês de alerta, prevenção e combate à hanseníase, promovida pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). A ação aconteceu no Centro Especializado em Reabilitação (CER-III), em parceria com o Centro Especializado em Patologias Tropicais (CEPT) Padre Adolfo Rohl.
A palestra de encerramento foi ministrada pelo fisioterapeuta do CEPT Adolfo Rohl, Gidione Luís dos Santos. Ela foi voltada aos servidores e pacientes atendidos pelo CER-III, destacando os riscos, diagnóstico e tratamento adequado contra a hanseníase.
Durante o mês de janeiro, a Prefeitura de Ji-Paraná intensificou os atendimentos dermatológicos com ênfase na investigação e diagnóstico de hanseníase. Pelas manhãs, são realizadas avaliações de manchas, consultas médicas específicas e ações educativas, voltadas à prevenção e combate à doença.
A hanseníase é uma patologia com baixo índice de mortalidade, porém é considerada altamente incapacitante. O paciente que contrai a doença e não inicia o tratamento precocemente, corre o risco de ter sequelas.
Os principais sinais são manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele, com a alteração ou a perda da sensibilidade no local. Com isso, a pessoa com a patologia pode se queimar ou se cortar e não sentir, ter dificuldades para segurar objetos, além da diminuição da força muscular.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/02/palestra-no-cer-encerra-acoes-da-campanha-janeiro-roxo,152903.shtml