Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 06/02/2023 às 14h23
Prefeito – As eleições municipais do próximo ano, a prefeitos e vereadores já provocam intensa correria nos bastidores da política. É que se desenha uma situação que antecipa, que teremos um processo eleitoral dos mais acirrados na escolha do sucessor do prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, reeleito em 2020 pelo PSDB e hoje no União Brasil (UB), que tem o governador-reeleito, Marcos Rocha na presidência regional. A nominata que ganha espaço junto aos dirigentes partidários antevê a participação de cerca de uma dezena de nomes, todos com condições reais de ocupar o mais importante cargo de prefeito do Estado. É importante destacar, que faltam somente 20 meses para as eleições municipais de 2024.
Prefeituráveis – Como estamos no início da semana vamos abordar o assunto relacionado aos candidatos a prefeito de Porto Velho durante a semana. Hoje e nos próximos dias estaremos relacionamos políticos em condições de concorrer a prefeito de Porto Velho, para que o leitor possa dimensionar e já analisar os prováveis nomes que estarão enfrentando as urnas no próximo ano. E os dois ex-deputados federais de Rondônia, que disputaram outros cargos em outubro último, não optaram pela reeleição e não se elegeram estão entre os nomes considerados “bons de votos”, na capital, pelo desempenho nas eleições de 2022 e também em anteriores a prefeito e vereador.
Ex-deputados – Não há como pautar eleições a prefeito de Porto Velho sem os nomes do ex-deputados federais, Léo Moraes (Podemos) e Mariana Carvalho (PRB). Ambos já foram vereadores na capital e sempre receberam votações significativas, para ambos os cargos. Mariana e Léo não conseguiram se eleger prefeito, mas foram vereadores e, nas eleições de 2016, Moraes chegou ao segundo na disputa com Hildon Chaves, mas acabou sendo derrotado. Mariana também concorreu à prefeitura em 2012, mas ficou pelo meio do caminho, pois não chegou a disputar o segundo turno, porque ficou na terceira colocação, com menos de 2% da votação de Nazif, que foi o segundo colocado e se elegeu no segundo turno batendo a Lindomar Garçon, que foi o mais bem votado no primeiro turno. São dois jovens que com densidade eleitoral suficiente para enfrentar as urnas no próximo ano.
Assembleia – É enorme a movimentação de pessoas na Assembleia Legislativa (Ale) desde a última semana. É que os deputados reeleitos e eleitos foram empossados no dia 1º e, como é necessário, que todos os servidores comissionados sejam exonerados ao fim de cada legislatura (4 anos) a mobilização é intensa, pois os novos parlamentares (13) precisam ajustar suas assessorias e os reeleitos de recomporem suas equipes. Quem mais trabalha nessas situações é o setor de recursos humanos, devido as exonerações de final de legislatura e agora, renomeações e novos contratados para o quadriênio iniciado no dia 1º deste mês.
Censo – É da maior importância a ação da Prefeitura de Ji-Paraná com relação ao Censo Demográfico de 2022, que está causando problemas para os municípios e foi prorrogado até o próximo dia 20. Em Ji-Paraná, segundo o secretário de Administração Jonatas França, está disponível o telefone Disque Censo 137. As informações corretas, que foram prejudicadas em razão da pandemia e da falta de maior divulgação, por parte das prefeituras, principalmente, além de a população estar preocupada com a violência e nem sempre atender os recenseadores, podem ser corrigidas com a prorrogação do prazo e disponibilidade de um telefone. Vários municípios tiveram população menor que a previsão e poderão perder em porcentagem nos repasses de recursos financeiros do Fundo de Participação dos Municípios-FPM.
Respigo
É necessário que o governador Marcos Rocha (UB) fomente convênios com as prefeituras visando a melhoria da segurança pública na capital e no interior. É assustador o crescimento da violência urbana e também no campo, situação que poderá se agravar com a irresponsabilidade de pessoas ligadas ao novo governo da República em defender, que furto ou roubo de celular não é crime dentre outros absurdos +++ A Polícia Militar, responsável pelo policiamento ostensivo-preventivo, deve retomar as blitze diárias, móveis, a qualquer hora do dia ou da noite. O problema é sério +++ Não basta informar, ou saber, que existem bocas de fumo em vários locais em Porto Velho. Se a polícia sabe onde estão os “mocós”, porque não os fechar e prender quem lá estiver? +++ O povo, que paga pela segurança (impostos, tributos, taxas, etc.) tem que ser protegido. A violência e a criminalidade em Rondônia são assustadoras +++ Carnaval está chegando, mas a movimentação, ainda é mínima em Porto Velho. A expectativa é o retorno da Banda do Vai Quem Quer (BVQQ), o maior bloco carnavalesco do Norte do País às ruas +++ O desfile será no próximo dia 18. E a concentração a partir das 12h com concentração na Praça das três Caixas D´Água.
...
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/02/disputa-pela-prefeitura-de-porto-velho-promete-ser-acirrada-ex-deputados-estao-entre-os-candidatos-ji-parana-fomenta-incentivo-na-prorrogacao-do-censo-,152988.shtml