SINTERO
Publicada em 08/02/2023 às 08h54
O Dia Nacional da Luta dos Povos Indígenas é marcado todo 07 de fevereiro como forma de dar visibilidade aos debates sobre pautas importantes dos povos originários. A data foi estabelecida pela lei nº 11.696 de 2008 e relembra o falecimento de Sepé Tiaraju, ocorrido em 1756, índio guarani, que foi uma das lideranças indígenas das revoltas contra portugueses e espanhóis.
O Sintero utiliza essa data para denunciar a crise sanitária que atinge o povo Yanomami, em Roraima, e que já provocou a morte de centenas de crianças. Afetados pela presença do garimpo ilegal em suas terras, os indígenas yanomami têm sofrido com casos de desnutrição e doenças como malária e pneumonia.
Neste Dia Nacional da Luta dos Povos Indígenas, o Sintero reivindica mais responsabilidade e proteção às comunidades tradicionais indígenas, de forma que os esforços governamentais sejam capazes de garantir a proteção social básica e os direitos desses povos.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/02/7-de-fevereiro-de-2022-dia-nacional-de-luta-dos-povos-indigenas-sintero-utiliza-essa-data-para-denunciar-a-crise-sanitaria-que-atinge-o-povo-yanomami,153147.shtml