Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 15/02/2023 às 14h08
Deputadas – A série da semana sobre o futuro político das deputadas eleitas em outubro de 2022 será concluída na quinta-feira (16). Rondônia elegeu cinco deputadas estaduais, uma delas da capital, Yeda Chaves (UB). Ela estaria fora das eleições à Prefeitura de Porto Velho em 2024, porque o marido, Hildon Chaves (UB) é prefeito em segundo mandato. Para Yeda concorrer somente com a renúncia de Chaves, antes das convenções partidárias, muito difícil, mas não impossível, porque estamos tratando de política. Mas o União Brasil já tem nome certo para concorrer à sucessão municipal na capital, a ex-deputada federal Mariana Carvalho, que concorreu ao Senado em 2022, mas não se elegeu. Passa a régua.
Deputadas II – A deputada Rosângela Donadon (UB-Vilhena) está no terceiro mandato consecutivo. Dificilmente optará por uma candidatura à prefeitura de Vilhena em 2024, missão que deverá ser confiada à cunhada, Rosani, que já foi prefeita e concorreu na eleição suplementar realizada junto com o segundo turno das gerais de 30 de outubro último, porque prefeito e vice eleitos em 2020, Eduardo Japonês e Patrícia da Glória, respectivamente, ambos do PV foram cassados por crime eleitoral. O prefeito eleito para um mandato tampão é o delegado Flori Cordeiro (Podemos), que deverá concorrer à reeleição em 2024. Certamente o grupo da Família Donadon lançará Rosani, para um novo confronto com Flori como ocorreu em outubro último. É isso que estaria desenhado para as eleições municipais (prefeitos e vereadores) de outubro de 2024 em Vilhena. Nas próximas colunas as possibilidades das deputadas Gislaine Lebrinha (UB-São Francisco do Oeste), Taíssa Sousa (PSC-Guajará Mirim) e Cláudia de Jesus (PT/Ji-Paraná).
Detran-RO – Há 15 dias Léo Moraes, presidente regional do Podemos deixou sua cadeira de deputado federal, porque foi candidato a governador em 2022 ficando pelo meio do caminho sendo o terceiro colocado com 14,07% dos votos válidos. Não chegou ao segundo turno. Como fechou questão com o governador Marcos Rocha (UB), que se reelegeu no segundo turno, as informações eram que Moraes assumiria o Detran-RO, após concluir seu mandato na Câmara Federal, no dia 31 de janeiro. Passadas mais de duas semanas e nada de Léo Moraes ser nomeado para presidir a importante autarquia. Há quem diga, que estaria em jogo as eleições a prefeito da capital em 2024. Léo é um nome muito forte eleitoralmente em Porto Velho, onde já foi vereador e, uma das condições seria ele assumir o Detran-RO, mas apoiar Mariana Carvalho, hoje no PRB, que está fechada com o grupo União Brasil (leia-se Rocha e Chaves), que quer a ex-deputada na prefeitura da capital a partir de 2025. Quem viver verá...
Censo – O prazo para conclusão do Censo 2022 foi prorrogado pelo IBGE e terminará na próxima segunda-feira (20). O trabalho dos recenseadores em 2022 foi prejudicado devido ao covid-19 e a violência crescente nas cidades levando os moradores a resistir em atender o pessoal a serviço do IBGE. Em Ji-Paraná a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através do pessoal do Departamento de Atenção Básica (DAB) está trabalhando na conclusão do recenseamento. Segundo o secretário de Administração (Semad), Jônatas França, os agentes comunitários de saúde estão a questionar a população sobre o fornecimento de dados. Agora o IBGE está promovendo uma varredura visitando domicílios em busca de moradores, que não prestaram informações ao instituto. Um dos problemas é que a distribuição de recursos para as prefeituras é alicerçada na densidade populacional. Prefeitos e demais políticos devem ser mobilizar, dar suporte ao trabalho do IBGE, para não perder repasses financeiros da União e do Estado.
Líder – O deputado estadual Laerte Gomes (PSD/Ji-Paraná) reeleito com a maior votação em Rondônia desde a primeira legislatura (estamos na 11ª) com 25.603 votos é o novo líder do governo na Assembleia Legislativa (Ale). Até o final do mandato anterior, o líder do governo era o deputado Luizinho Goebel (PSC-Vilhena), reeleito com 14.162 votos, o 12ª mais bem votado. Laerte, além de se reeleger com a maior votação de um deputado estadual na história de Rondônia, também já foi prefeito de Alvorada do Oeste e presidente da Assembleia Legislativa (Ale) durante um mandato (2 anos) na legislatura anterior. É um político experiente e certamente será o parlamentar adequado para representar o governo do Estado junto ao parlamento estadual.
Respigo
O governador Marcos Rocha (UB) participou na manhã de hoje (15) da abertura dos trabalhos legislativos na Assembleia Legislativa. O chefe do executivo estadual reeleito em 2022 prestigiou a primeira sessão legislativa com o deputado Marcelo Cruz (Patriota-PVH) presidindo os trabalhos +++ Política sempre empenhada na luta contra o câncer, a deputada federal-reeleita, Sílvia Cristina (PL) está convidando a população para a inauguração do Hospital de Reabilitação de Rondônia, o Drean da Amazônia. O evento ocorrerá no dia 3 de abril, às 9h no Hospital do Amor de Porto Velho, na /BR 364, Km 15 +++ Com o retorno das aulas (Estado e município), o trânsito em Porto Velho, que estava tranquilo nos últimos meses retomou a realidade. Engarrafamentos no centro e nos bairros, abusos em frente das escolas com estacionamento de veículos em filas duplas, triplas e pressa, muita pressa dos atrasadinhos, irresponsáveis, que colaboram para complicar o já difícil e violento trânsito da capital +++ O novo titular da Secretaria de Trânsito (Semtran), ex-deputado estadual Anderson Pereira tem que colocar o pessoal nas ruas e avenidas, bairros e centro, para organizar, orientar e fiscalizar e não somente para multar. Agentes de trânsito são para colocar ordem no setor e não para aumentar o faturamento punindo e não organizando.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/02/mariana-tem-apoio-do-uniao-brasil-em-porto-velho-reeleita-rosangela-deve-permanecer-no-parlamento-por-que-leo-moraes-ainda-nao-assumiu-o-detran-,153758.shtml